Imagem: Reprodução/Zookeys
Baratas estão entre as criaturas mais odiadas do mundo. As pessoas se dividem entre aquelas que têm medo e aquelas que têm nojo. Sim, tem gente que sente as duas coisas. E tem aqueles que não sentem nada.
Eu me enquadro no último grupo – e falo isso sem querer me achar mais corajoso do que ninguém (sou bem medroso, aliás). Mas as baratas não me incomodam tanto assim. Quer dizer, nem todas as baratas…
Leia mais
Cientistas de Cingapura acabaram de descobrir uma nova espécie de animal que vive no fundo do mar. Tecnicamente ele é um isópode, uma criatura que faz parte da família dos crustáceos (siris, caranguejos, lagostas e camarões).
Olhando essa foto acima, porém, eu não pude deixar de me lembrar das baratas… E, vendo pela foto, dessa barata eu teria medo.
Os cientistas contam que descobriram essa nova espécie quase que por acaso. Isópodes gigantes não são tão incomuns assim. E, nos últimos anos, eles acabaram se tornando uma iguaria culinária. Em alguns países, eles são chamados até de “reis dos frutos do mar”.
Aqui no Brasil mesmo, alguns restaurantes servem a tamarutaca. Pesquise no Google. O que ela tem de esquisita, tem também de colorida.
Pois bem, os cientistas de Cingapura receberam dois isópodes gigantes no laboratório em 2023. Os animais foram comprados na cidade de Quy Nhơn – e o pescador não fazia ideia de que se tratava de uma nova espécie.
Os biólogos, no entanto, perceberam. Principalmente por causa da cabeça incomum. Depois de mais de um ano de pesquisas e estudos, eles acabaram de divulgar um artigo científico contando sobre a descoberta. Você pode ler esse artigo na íntegra na revista ZooKeys.
As informações são do IFL Science.
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de janeiro de 2025 19:23