Quando todos os planetas do Sistema Solar vão se alinhar?

Um alinhamento planetário está marcado para este ano... mas quando todos os oito planetas estarão juntos?
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 15/01/2025 18h51, atualizada em 17/01/2025 20h57
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na noite de 28 de fevereiro, sete dos oito planetas do Sistema Solar brilharão no céu simultaneamente – com cinco deles visíveis a olho nu da Terra. Este fenômeno é conhecido como alinhamento planetário. Mas quando todos os oito planetas estarão alinhados?

Cientistas pontuaram o quanto esse fenômeno é raro – afinal, ter todos os planetas do mesmo lado do Sol já é extremamente difícil. Ainda neste século, no entanto, teremos o vislumbre mais próximo disso possível.

Alinhamento planetário também é conhecido como “desfile planetário” (Crédito: Stellarium Web)

Planetas do Sistema Solar não se alinham completamente

Antes de tudo, é importante lembrar: mesmo durante o que chamamos de “alinhamento planetário”, os planetas do Sistema Solar não estão perfeitamente alinhados, como se fosse uma linha reta. Segundo o IFLScience, isso não é impossível, mas demoraria cerca de 13,4 trilhões de ano para acontecer.

De acordo com o astrônomo Philip C. Plait, no livro Bad Astronomy, o mais próximo que chegamos do alinhamento é quando um planeta está um pouco acima ou um pouco abaixo do plano de outro planeta. O resultado é que conseguimos ver mais de um deles ao mesmo tempo no céu. Em teoria, se os oito planetas estiverem próximos o suficiente, mas um pouco acima ou abaixo um do outro, temos a sensação de que eles estão distribuídos ao longo de uma linha imaginária.

Já na prática, eles não estão alinhados, mas sim na mesma região do céu.

Leia mais:

Quando poderemos ver os oito planetas juntos?

De acordo com o site, o alinhamento dos oito planetas do Sistema Solar de uma única vez é muito raro – e provavelmente nunca vamos chegar a presenciá-lo. No entanto, será possível ter um vislumbre desse fenômeno em 28 de fevereiro deste ano.

Só tem um problema: na ocasião, apenas cinco deles (Saturno, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte) estarão visíveis a olho nu, enquanto Urano e Netuno precisarão de um par de binóculos para serem vistos.

Configuração do céu em 28 de fevereiro de 2025, com cinco planetas visíveis a olho nu no final da tarde. (Crédito: Stellarium Web)

E depois?

  • Em fevereiro deste ano, apenas cinco dos sete planetas “alinhados” estarão visíveis no céu;
  • A “boa notícia” é que o próximo alinhamento planetário com sete astros não demorará tanto assim para acontecer: está previsto para 6 de maio de 2492;
  • Mas, pode ser que, até lá, os corpos celestes não estejam visíveis no céu;
  • Nesse caso, é sempre possível recorrer a sites que indiquem a posição dos planetas em tempo real (o que, claro, não tem o mesmo efeito). Um deles é o Stellarium Web.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.