Na noite de 28 de fevereiro, sete dos oito planetas do Sistema Solar brilharão no céu simultaneamente – com cinco deles visíveis a olho nu da Terra. Este fenômeno é conhecido como alinhamento planetário. Mas quando todos os oito planetas estarão alinhados?
Cientistas pontuaram o quanto esse fenômeno é raro – afinal, ter todos os planetas do mesmo lado do Sol já é extremamente difícil. Ainda neste século, no entanto, teremos o vislumbre mais próximo disso possível.

Planetas do Sistema Solar não se alinham completamente
Antes de tudo, é importante lembrar: mesmo durante o que chamamos de “alinhamento planetário”, os planetas do Sistema Solar não estão perfeitamente alinhados, como se fosse uma linha reta. Segundo o IFLScience, isso não é impossível, mas demoraria cerca de 13,4 trilhões de ano para acontecer.
De acordo com o astrônomo Philip C. Plait, no livro Bad Astronomy, o mais próximo que chegamos do alinhamento é quando um planeta está um pouco acima ou um pouco abaixo do plano de outro planeta. O resultado é que conseguimos ver mais de um deles ao mesmo tempo no céu. Em teoria, se os oito planetas estiverem próximos o suficiente, mas um pouco acima ou abaixo um do outro, temos a sensação de que eles estão distribuídos ao longo de uma linha imaginária.
Já na prática, eles não estão alinhados, mas sim na mesma região do céu.
Leia mais:
- Confira 10 eventos astronômicos espetaculares esperados para 2025
- 7 maiores descobertas recentes da Astronomia
- Quais são os tipos de buracos negros?
Quando poderemos ver os oito planetas juntos?
De acordo com o site, o alinhamento dos oito planetas do Sistema Solar de uma única vez é muito raro – e provavelmente nunca vamos chegar a presenciá-lo. No entanto, será possível ter um vislumbre desse fenômeno em 28 de fevereiro deste ano.
Só tem um problema: na ocasião, apenas cinco deles (Saturno, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte) estarão visíveis a olho nu, enquanto Urano e Netuno precisarão de um par de binóculos para serem vistos.

E depois?
- Em fevereiro deste ano, apenas cinco dos sete planetas “alinhados” estarão visíveis no céu;
- A “boa notícia” é que o próximo alinhamento planetário com sete astros não demorará tanto assim para acontecer: está previsto para 6 de maio de 2492;
- Mas, pode ser que, até lá, os corpos celestes não estejam visíveis no céu;
- Nesse caso, é sempre possível recorrer a sites que indiquem a posição dos planetas em tempo real (o que, claro, não tem o mesmo efeito). Um deles é o Stellarium Web.