Instagram fora do ar? Aplicativo sofre instabilidade nesta quarta (15)

Usuários do Instagram enfrentam dificuldades para usar a rede social nesta quarta-feira (15)
Gabriel Sérvio15/01/2025 12h03
Logo do Instagram em uma tela de smartphone
(Imagem: Primakov / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Instagram apresenta instabilidade nesta quarta-feira (15). Os usuários relatam dificuldades para realizar ações básicas como postar fotos e vídeos, curtir publicações e compartilhar conteúdo. O problema foi identificado por volta das 11h da manhã, com pico de reclamações registradas no site Downdetector, que monitora o funcionamento de plataformas online.

No X (antigo Twitter), a instabilidade do Instagram rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados do dia, com “Instagram” e “caiu” entre os termos mais populares.

(Imagem: Downdetector/Reprodução)

Até o momento, a Meta não se pronunciou oficialmente sobre a instabilidade do Instagram. O Olhar Digital entrou em contato com a empresa em busca de mais detalhes sobre o caso.

Problema no Instagram acontece em meio a mudanças na Meta

A instabilidade ocorre junto com decisões controversas implementadas recentemente pela Meta, empresa proprietária do Instagram. Recentemente, a companhia anunciou a substituição do programa de checagem de fatos por “notas de comunidade”, sistema similar ao utilizado pelo X.

A decisão gerou questionamentos da Advocacia-Geral da União (AGU), que solicitou esclarecimentos à Meta sobre o impacto da mudança no combate à desinformação.

Leia mais

Além disso, o Instagram removeu, nesta terça-feira (14), todos os filtros de realidade aumentada criados por usuários. A empresa justificou a decisão como parte de um esforço para “priorizar produtos que atendam às necessidades futuras dos consumidores”.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.