Apple e Samsung estão disputando cabeça a cabeça a liderança do mercado dos smartphones. Mas, já começam a ver a Xiaomi pelo retrovisor. De acordo com relatório da consultoria Counterpoint, divulgado pelo The Verge, a Samsung ficou na liderança em smartphones vendidos em 2024, com 19% de market share, seguida de perto pela Apple, com 18%. Já a gigante chinesa aparece logo atrás, com 14%.
Outros relatórios, como o das consultorias IDC e Canalys apontam a Apple um pouco à frente. Mas, em todos, as duas aparecem muito próximas na briga. O que ninguém discorda é de que o mercado global de smartphones registrou crescimento de vendas em 2024, após enfrentar dois anos consecutivos de retração. O aumento foi de 4% ao longo do ano, segundo a Counterpoint. Já a IDC e a Canalys apontaram um aumento de 6% a 7% nos embarques globais.
Leia mais:
- Por que donos de iPhone trocam de celular para Android?
- Nova função do ChatGPT vai te ajudar a não esquecer tarefas importantes
- Amazon quer Alexa poderosa com IA, mas esbarra em desafios técnicos
Xiaomi se consolida como ‘terceira força’, por ora
Em um ponto, no entanto, todas concordam: a Xiaomi se consolidou como a terceira maior fabricante, com um aumento de 12% nas vendas de unidades, segundo a Counterpoint. A marca alcançou uma participação de mercado de 14%, aproximando-se dos 18% da Apple. Fabricantes como Oppo (que inclui a OnePlus), Vivo e o grupo Transsion — dono das marcas Tecno e Infinix — ocupam as posições seguintes, apoiados por vendas robustas na Ásia e crescimento em regiões como Europa, África e América Latina.

IA como novo diferencial do mercado
Outro destaque de 2024 foi a mudança de foco da indústria. A inovação em inteligência artificial (IA) superou as telas dobráveis como principal diferencial competitivo. Conforme o diretor de pesquisa da IDC, Anthony Scarsella, houve uma queda na demanda por dispositivos dobráveis, mesmo com campanhas de promoção intensificadas. “Os fabricantes agora estão priorizando novos avanços em IA em detrimento das telas dobráveis”, afirmou.

A Counterpoint projeta que, até 2028, nove em cada dez smartphones acima de US$ 250 contarão com recursos de IA generativa, consolidando essa tecnologia como um padrão do setor.
Perspectivas futuras para o mercado de smartphones
Com o mercado em rota de recuperação e a IA como protagonista, 2024 marca o início de uma nova era para a indústria de smartphones. Apesar da disputa acirrada entre Apple e Samsung, o crescimento expressivo da Xiaomi e o avanço de outras marcas chinesas sugerem um cenário competitivo cada vez mais dinâmico. Resta agora observar como as fabricantes continuarão a se adaptar às novas demandas dos consumidores e às inovações tecnológicas.