A Honda anunciou, nesta quarta-feira (15) que o primeiro veículo elétrico (EV) original da montadora será o Acura RSX, com lançamento previsto para 2026. Na prática, o EV será construído com plataforma própria — diferentemente do Honda Prologue e do Acura ZDX, que utilizam tecnologia da General Motors (GM).
A produção está prevista para começar no final de 2025 em fábrica localizada em Ohio (EUA). A planta é fruto de parceria da Honda com a LG Chem, empresa coreana de baterias, que recebeu investimentos de US$ 4,4 bilhões (R$ 24 bilhões pela cotação atual).
“O nome RSX marca o retorno de uma placa de identificação Acura, que comunica desempenho divertido de dirigir e uma silhueta semelhante a um cupê”, diz o comunicado. O design favorece jogo de luzes que buscam transmitir “calma, força e poder interior”.

O modelo também vai marcar a estreia do novo sistema operacional ASIMO, apresentado na CES 2025 e que introduz um software capaz de controlar as principais funções do veículo. A tecnologia recebeu o nome do robô humanoide criado pela montadora nos anos 2000, mas que foi aposentado em 2018.
Leia mais:
- 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
- Como aumentar a autonomia da bateria de um carro elétrico?
- O que está por trás da fusão entre Honda, Nissan e Mitsubishi?
Novo futuro para a Honda
- A Honda avalia o momento como “nova era de desempenho eletrificado da marca”;
- A montadora espera vender 160 mil unidades da linha Acura em 2025 nos Estados Unidos, o que representa aumento de 5% em relação a 2024;
- A coleção consiste em dois sedãs esportivos, o Integra e o TLX, e três veículos utilitários esportivos, o RDX, o MDX e o ZDX totalmente elétrico. Um quarto SUV, o ADX, se juntará à linha como um novo modelo de entrada também neste ano.

No cenário geral, as vendas de automóveis Honda nos Estados Unidos terminaram 2024 com 1,4 milhão de unidades, aumento de quase 9% em relação ao ano anterior. O resultado positivo se deu pela diminuição das restrições de produção e o fluxo constante de produtos entregues às concessionárias, segundo a empresa.