A Starship, maior foguete do mundo, decolou pela sétima vez nesta quinta-feira (16), em novo voo que coloca o programa mais perto de seus objetivos ousados. O lançamento foi realizado às 19h37 (horário de Brasília) a partir da Starbase, em Boca Chica, no Texas (EUA). Mas, diferente das outras vezes, a espaçonave explodiu.
Depois de separar suas partes com sucesso, a Starship continuou em órbita, enquanto o propulsor Super Heavy pousou, com sucesso, em sua torre de lançamento, sendo agarrado pelo braço mecânico. Esta foi a segunda vez que a SpaceX conseguiu realizar este feito.
No entanto, a SpaceX perdeu contato com o foguete. O estágio superior do veículo espacial foi perdido apenas 8,5 minutos após o início do voo. Não está claro o que aconteceu, mas a empresa analisará os dados nos próximos dias.
Foguete explodiu sobre o Caribe
A empresa espacial de Elon Musk afirmou, no X, que seu foguete passou por “desmontagem não programada“: “A Starship sofreu uma rápida desmontagem não programada durante sua queima de ascensão. As equipes continuarão a revisar os dados do teste de voo de hoje para entender melhor a causa raiz. Com um teste como esse, o sucesso vem do que aprendemos, e o voo de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship”, informou.
Segundo a CNN, quando a SpaceX menciona “desmontagem rápida e não programada”, costuma ser um eufemismo para explosão ou destruição não planejada. Portanto, o foguete mais poderoso do mundo pode ter explodido ou se desintegrado.
Ainda segundo o portal, ainda não se sabe como, quando ou por que a Starship explodiu. Ela tem um “sistema de término de voo“, que deve explodir o veículo espacial em inúmeros pedaços caso ele saia do curso.
Esse procedimento é uma garantia de que o foguete não represente ameaça a pessoas e edificações. A SpaceX já utilizou o recurso nos primeiros voos de teste da Starship.
Para corroborar com essa informação, a Flightradar24, que faz o rastreamento de aeronaves em voo em tempo real no mundo todo, publicou no X que alguns aviões na região onde o foguete teria se destruído estão sendo redirecionados.
After SpaceX Starship’s rapid unscheduled disassembly, our most tracked flights are all aircraft holding or diverting to avoid any potential debris. https://t.co/CzXnD5YvZg pic.twitter.com/4FTa4zI24V
— Flightradar24 (@flightradar24) January 16, 2025
Na rede social de Elon Musk, há relatos de que o veículo explodiu nos céus do Caribe. Vídeos mostrando os detritos no ar estão circulando no X. Por lá, os aviões também estariam sendo desviados.
Veja alguns dos vídeos a seguir:
Here's the exact moment Ship 33 experienced a RUD. https://t.co/in2nZBWNV8 pic.twitter.com/iI7DtLiZlE
— Felix Space Time (@Space_Time3) January 16, 2025
Starship from the Icon of the Seas (Caribbean Sea) @SpaceX @elonmusk pic.twitter.com/1zzspKDgNU
— Pablo (@FlyerXT) January 16, 2025
What is is @elonmusk #Starship pic.twitter.com/MlofMbMgej
— Fer RO↗️ (@Fernando91RO) January 16, 2025
Starship Flight 7 breaking up and re-entering over Turks and Caicos pic.twitter.com/iuQ0YAy17O
— Alex D. (@adavenport354) January 16, 2025
Just saw the most insane #spacedebris #meteorshower right now in Turks and Caicos @elonmusk what is it?? pic.twitter.com/a7f4MbEB8Q
— Dean Olson (@deankolson87) January 16, 2025
Novos objetivos da Starship
Como a SpaceX informou, o sétimo teste de voo da Starship lançou uma nave de nova geração com atualizações significativas. Isso significa que foi uma nova versão da espaçonave que decolou nesta quinta-feira (16).
Com essa atualização, o estágio superior da Starship, agora, conta com flaps dianteiros reduzidos em tamanho e deslocados em direção à ponta do veículo e para longe do escudo térmico, reduzindo significativamente sua exposição ao aquecimento de reentrada, ao mesmo tempo em que simplifica os mecanismos subjacentes e o revestimento protetor.
Leia mais:
- Relembre os principais lançamentos espaciais de 2024
- Por que os foguetes são lançados no Cabo Canaveral, na Flórida?
- Como funciona o lançamento de um foguete
Existem atualizações ainda no sistema de propulsão, que, agora, conta com aumento de 25% no volume de propelente, e no escudo térmico, que, agora, conta com camada extra para proteger contra pedaços ausentes ou danificados.

Objetivos aparentemente não cumpridos
A SpaceX tinha pretensões de fazer o primeiro teste de implantação de carga útil da Starship e realizar vários experimentos de reentrada voltados para captura e reutilização de naves.
Enquanto estava no Espaço, a Starship deveria implantar dez simuladores Starlink, semelhantes em tamanho e peso aos satélites Starlink de próxima geração, como o primeiro exercício de uma missão de implantação de satélite.
Os simuladores Starlink ficariam na mesma trajetória suborbital da Starship, com a aterrissagem direcionada ao Oceano Índico. Além disso, um único motor Raptor seria reaceso ainda quando a Starship estivesse no Espaço.
Mas, com a explosão da Starship, tudo leva a crer que os demais objetivos da missão não foram cumpridos. Nos próximos dias, a SpaceX deve se pronunciar oficialmente com mais informações a respeito do ocorrido.
Mais sobre o maior foguete do mundo
- A Starship tem 122 metros e é o maior e mais poderoso foguete já construído pela humanidade;
- Feito de aço inoxidável, ele possui dois elementos reutilizáveis: seu enorme propulsor, chamado Super Heavy, e um estágio superior, de 50 metros de altura, chamado de Starship, ou apenas Ship;
- Ambos são impulsionados pelo motor Raptor de última geração da SpaceX, sendo, ao todo, 33 para o Super Heavy e seis para o Ship;
- Até agora, a Starship 100% montada voou em cinco oportunidades, entre abril e novembro de 2023, além de março, junho, outubro e novembro de 2024. A nova decolagem marcou o primeiro voo de 2025.
