Aplicativo de gestos transforma Apple Watch em mouse 

Algoritmo permite que o usuário navegue pelo computador à distância, controlando vídeos ou até mesmo exibindo apresentações
Bruna Barone16/01/2025 20h45
Doublepoint-WowMouse-for-Apple-Watch-with-user-lights-1920x1080
Taxa de precisão é de 97% com usuário parado (Imagem: Doublepoint/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A startup Doublepoint acaba de lançar uma atualização do aplicativo WowMouse que transforma o Apple Watch em um mouse a partir do reconhecimento de gestos. A novidade foi apresentada na CES 2025, realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Inicialmente, o aplicativo vai oferecer suporte à conectividade entre smartwatches e dispositivos Mac. Futuramente, a empresa espera expandir a conectividade para qualquer dispositivo a partir do Bluetooth.

Na prática, o algoritmo permite que o usuário navegue pelo computador à distância, controlando vídeos, selecionando imagens ou até mesmo exibindo apresentações. O ecossistema será de código aberto, permitindo que os desenvolvedores explorem novas possibilidades. 

Desde a sua estreia no início do ano passado, a plataforma atingiu quase 100.000 downloads, de acordo com a empresa. Até então, a ferramenta estava disponível apenas em smartwatches Android como Samsung e Google Pixel.

Apresentação do novo recurso na CES 2025 (Imagem: Doublepoint/Divulgação)

Leia Mais:

Fruto de parceria

A atualização do WowMouse faz parte de uma parceria com a Bosch Sensortec, detentora de unidades de medição inercial inteligentes de última geração, permitindo controle de gestos preciso e de baixa latência com consumo mínimo de energia.

“Acreditamos que inovações como essa serão essenciais para fazer com que a interação humano-computador pareça mais natural, sem esforço e responsiva”, afirmou Marcellino Gemelli, chefe de Desenvolvimento de Negócios Globais da Bosch Sensortec, em comunicado à imprensa.

Aplicativo soma quase 100.000 downloads (Imagem: Doublepoint/Divulgação)

O algoritmo do software agora atinge 97% de precisão em ambientes estacionários, 95% ao caminhar e 94% ao correr — não exigindo calibração do usuário. 

“Esse desempenho aprimorado abre caminho para aplicações inovadoras em smartwatches, wearables de fitness, headsets de realidade aumentada, ferramentas de acessibilidade e uma variedade de casos de uso diário”, diz a empresa.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.