GM estava coletando dados de motoristas — e vai ter que parar

Montadora é impedida de compartilhar informações de geolocalização e comportamento de direção com agências de relatórios de consumidores
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 17/01/2025 18h08
general motors
Imagem: viewimage / Shutterstock
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A Comissão Federal de Comércio (FTC) anunciou um acordo com a General Motors (GM), que proíbe a montadora de fornecer dados de comportamento e geolocalização dos motoristas a agências de relatórios de consumidores por cinco anos. As informações são do New York Times.

A GM foi investigada por coletar dados sobre o comportamento de direção dos motoristas, como aceleração e direção noturna, e vendê-los para corretores de dados, que usavam essas informações para gerar perfis de risco para seguradoras, afetando, em alguns casos, as taxas de seguro dos motoristas.

Detalhes da suspensão da GM

  • A FTC determinou que a GM coletou e vendeu dados de milhões de veículos sem obter consentimento claro dos consumidores, especialmente por meio de um recurso chamado Smart Driver no serviço OnStar.
  • A empresa não informou adequadamente os motoristas sobre a coleta e venda de seus dados.
  • Como resultado, a FTC impôs uma proibição de cinco anos, que impede a GM de compartilhar dados individuais de motoristas, mas permite o compartilhamento de dados anônimos com terceiros, como pesquisadores de segurança rodoviária.
FTC
FTC alega que a GM vendeu dados de veículos sem o consentimento dos consumidores – Imagem: Mehaniq / Shutterstock

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A GM afirmou ter encerrado o programa de coleta de dados após o feedback dos clientes e permitiu que os motoristas acessassem e excluíssem suas informações pessoais por meio de um formulário em seu site.

Além disso, a montadora deverá facilitar a opção de desativar o rastreamento de localização e garantir que os consumidores possam controlar seus dados de maneira mais transparente daqui em diante.

GM sofreu investigação sobre violação de privacidade de motoristas – Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.