Meteorito é filmado caindo em casa no Canadá – assista

Já viu um meteorito caindo? Bem, o resultado pode ser diferente do que você pensa. Esse vídeo incrível foi feito no Canadá
Lucas Soares17/01/2025 10h00
meteorito
Proprietários encontraram destroços em forma de estrela do lado de fora de sua casa na Ilha do Príncipe Eduardo, Canadá, após um impacto de meteorito em julho. (Imagem: University of Alberta)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Imagina um meteorito cair na frente da sua casa? Foi isso que aconteceu com um casal no Canadá, que foi passear com os cachorros e quando voltou se deparou com uma série de detritos. Ao verificarem as câmeras de segurança, veio a surpresa.

A história foi contada pelo New York Times e aconteceu em junho de 2024, mas só foi registrada na última segunda-feira (13). O meteorito recebeu o nome de Charlottetown, em homenagem à cidade na Ilha do Príncipe Eduardo, no leste do Canadá, onde caiu.

Esse meteorito foi o primeiro registrado na região e se junta a curta lista de 69 objetos do tipo vistos em todo o Canadá. Quase todos eles passaram praticamente despercebidos, mas esse, com o vídeo, está ganhando uma atenção especial.

Registro histórico de meteorito tem som

“Até onde sei, é a primeira vez que um meteorito atingindo a superfície da Terra foi registrado em vídeo com som”, disse o Dr. Herd, que identificou a rocha espacial depois que o casal enviou o vídeo para o sistema de relatórios de meteoritos da Universidade de Alberta, ao jornal.

O especialista contou ainda que praticamente todas as rochas enviadas para a análise não se tratam de meteoritos. Mas foi totalmente surpreendido pelo vídeo.

Leia mais:

O dono da casa disse que não foi atingido pela pedra por pouco. “Eu estava literalmente parado sobre o ponto exato onde o meteorito caiu apenas alguns minutos depois”, disse Joe Velaidum. “Eu tenho pensado muito sobre isso porque, você sabe, quando você tem uma experiência de quase morte, isso meio que te choca”, completou.

Já o especialista finaliza dizendo que é muito difícil registrar um meteorito, mas  “quando ele literalmente acaba na sua porta, é obviamente muito mais fácil”.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.