Minilua provisória da Terra tem origem inesperada revelada

Asteroide 2024 PT5 orbitou a Terra por alguns meses no ano passado
Vitoria Lopes Gomez17/01/2025 14h46, atualizada em 20/01/2025 21h09
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No final do ano passado, um pequeno asteroide chamado 2024 PT5 vagou na órbita próxima da Terra e ficou conhecido como a “minilua provisória do nosso planeta. O objeto era desconhecido e virou assunto de diversas pesquisas desde então.

Uma delas, descrita em artigo publicado na Universe Today, revelou a origem da minilua.

Trajetória do asteroide 2024 PT5, a minilua provisória, ao redor da Terra
Trajetória do astro ao redor da Terra (Imagem: NASA)

Minilua provisória vagou pela órbita da Terra

A minilua provisória, como o asteroide de apenas 10 metros de diâmetro foi apelidado, ficou na órbita da Terra por alguns meses até se despedir no final de novembro. Como lembrou o artigo, a região onde o 2024 PT5 estava é conhecida por abrigar corpos de foguetes e detritos vindos da Lua após impactos. Daí, surgiram as perguntas: teria o asteroide vindo da Lua? Ou seria um objeto artificial?

Vamos dar um passo atrás. A “minilua provisória” faz parte da categoria Asteroide Próximo à Terra (NEA). Os NEAs (assim como os NEOS, objetos próximos à Terra) são muito estudados por astrônomos, que buscam entender sua origem. O estudo se baseia nas características desses corpos, como suas propriedades e composição.

No caso do 2024 PT5, a equipe não possuía uma amostra física para ser estudada. Então, recorreu ao Telescópio Lowell Discovery, localizado no estado do Arizona (EUA), para obter espectros de reflectância do asteroide, que também serve para analisar suas propriedades.

Análise da reflectância do asteroide, que ajudou a pontuar suas características e origem (Imagem: MANOS/Observatório Lowell/Reprodução)

Pesquisadores querem saber origem do asteroide

  • A pesquisa descobriu que o asteroide tem uma composição rochosa e rica em silicato. Com isso, foi possível descartar uma origem artificial (não se tratava de um pedaço de foguete, por exemplo);
  • O telescópio também fornece correspondências das amostras conhecidas com outras semelhantes, mas o 2024 PT5 não correspondeu a nenhum outro asteroide conhecido;
  • O astro é rico em piroxênio, o que indica que sua origem é em um ambiente ígneo e possivelmente metamórfico. Isso é o oposto de outros asteroides vindos do Cinturão de Asteroides, que tendem a ser ricos em olivina;
  • Tendo essas informações, a pesquisa conseguiu pontuar de onde veio a minilua provisória que orbitou nosso planeta.
Impacto lunar que pode ter causado o 2024 PT5
Ilustração do impacto lunar que pode ter dado origem ao 2024 PT5 (Imagem: NASA/Jennifer Harbaugh)

Leia mais:

Minilua provisória da Terra…. veio da Lua

A pesquisa concluiu que o asteroide foi ejetado de um impacto na Lua. Nesse caso, ele é apenas o segundo NEA registrado vindo do nosso satélite natural, o que levanta uma hipótese inesperada. Se apenas um corpo vindo da Lua tivesse sido registrado na história, poderia trata-se de uma exceção, uma anomalia espacial. No entanto, ele é o segundo, sugerindo que mais asteroides do mesmo tipo pode estar orbitando nosso planeta, à espera de serem descobertos.

O artigo explica a importância desses objetos: eles podem nos ajudar a entender como os impactos afetam a Lua e até outros corpos celestes, como os planetas (incluindo a Terra).

Os próximos passos incluem estudar o 2024 PT5 separadamente de outros NEOs conhecidos e descobrir como encontrar outros objetos semelhantes. O principal desafio é que eles são extremamente pequenos e precisam de equipamentos de última geração para observá-los.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.