Pinguins gigantes pré-históricos dominaram a Antártida no passado

Estes animais antigos podiam pesar mais de 100 quilos, tinham quase dois metros de altura e foram extintos há cerca de 37 milhões de anos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 17/01/2025 06h30
mega-pinguim-1-1920x1080.png
Imagem feita com inteligência Artificial. Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/DALL-E
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Terra era muito diferente há milhões de anos atrás. Muito antes do surgimento dos primeiros seres humanos, animais gigantes dominavam o nosso planeta. E um deles é bem conhecido da nossa espécie: os pinguins.

Conhecidas como “mega pinguins”, estas criaturas antigas podiam pesar mais de 100 quilos e tinham quase dois metros de altura. Estamos falando da espécie Palaeeudyptes klekowskii, que foi extinta há cerca de 37 milhões de anos.

Espécie habitava a região da Antártida

  • Entre 1901 e 1903, a Expedição Sueca ao Polo Sul descobriu os primeiros fósseis de pinguins pré-históricos na Ilha Seymour, uma das 16 ilhas perto da ponta da Terra de Graham, na Península Antártida.
  • Desde então, mais pesquisadores se reuniram na ilha para estudar estas espécies.
  • As criaturas viveram durante o Eoceno, um período de 56 a 33,9 milhões de anos atrás, quando os níveis de carbono eram notavelmente altos.
  • Segundo os cientistas, o clima era mais quente, úmido e relativamente estável, o que permitiu que as espécies pré-históricas prosperassem.
  • As informações são do portal All That’s Interesting.
Animais pré-históricos vivam na atual Antártida (Imagem: Harvepino/Shutterstock)

Leia mais

Mega pinguins tinham uma grande vantagem evolutiva

De acordo com pesquisadores, o tamanho impressionante do Palaeeudyptes klekowskii permitiu que o animal caçasse presas maiores e conservasse a temperatura corporal em água fria. Além disso, eles podiam mergulhar mais fundo e por até 40 minutos, muito mais tempo do que seus equivalentes modernos, o que é considerado uma grande vantagem evolutiva.

Não se sabe exatamente o que levou à extinção destas enormes criaturas. Uma das hipóteses mais aceitas é a de que os animais desapareceram quando mamíferos marinhos predadores começaram a dominar os mares.

Criaturas pré-históricas eram muito maiores do que as espécies de pinguins da atualidade (Imagem: Steve Allen/Shutterstock)

Segundo esta teoria, os pinguins começaram a ser caçados por estes outros animais. Além disso, houve uma maior competição por comida e outros recursos, uma disputa que os pinguins gigantes não conseguiram vencer.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.