A Terra era muito diferente há milhões de anos atrás. Muito antes do surgimento dos primeiros seres humanos, animais gigantes dominavam o nosso planeta. E um deles é bem conhecido da nossa espécie: os pinguins.
Conhecidas como “mega pinguins”, estas criaturas antigas podiam pesar mais de 100 quilos e tinham quase dois metros de altura. Estamos falando da espécie Palaeeudyptes klekowskii, que foi extinta há cerca de 37 milhões de anos.
Espécie habitava a região da Antártida
- Entre 1901 e 1903, a Expedição Sueca ao Polo Sul descobriu os primeiros fósseis de pinguins pré-históricos na Ilha Seymour, uma das 16 ilhas perto da ponta da Terra de Graham, na Península Antártida.
- Desde então, mais pesquisadores se reuniram na ilha para estudar estas espécies.
- As criaturas viveram durante o Eoceno, um período de 56 a 33,9 milhões de anos atrás, quando os níveis de carbono eram notavelmente altos.
- Segundo os cientistas, o clima era mais quente, úmido e relativamente estável, o que permitiu que as espécies pré-históricas prosperassem.
- As informações são do portal All That’s Interesting.

Leia mais
- Como manchas de cocô ajudaram satélite a achar pinguins-imperadores
- Aquecimento global está dizimando pinguins na Antártica
- Pinguim raro completamente branco é avistado na Antártica
Mega pinguins tinham uma grande vantagem evolutiva
De acordo com pesquisadores, o tamanho impressionante do Palaeeudyptes klekowskii permitiu que o animal caçasse presas maiores e conservasse a temperatura corporal em água fria. Além disso, eles podiam mergulhar mais fundo e por até 40 minutos, muito mais tempo do que seus equivalentes modernos, o que é considerado uma grande vantagem evolutiva.
Não se sabe exatamente o que levou à extinção destas enormes criaturas. Uma das hipóteses mais aceitas é a de que os animais desapareceram quando mamíferos marinhos predadores começaram a dominar os mares.

Segundo esta teoria, os pinguins começaram a ser caçados por estes outros animais. Além disso, houve uma maior competição por comida e outros recursos, uma disputa que os pinguins gigantes não conseguiram vencer.