Os conservantes têm a função de impedir ou reduzir o ritmo de alterações nos alimentos provocadas por microorganismos ou enzimas e se tornou essencial para melhorar a vida útil deles. Enlatar a comida é uma forma de armazenamento que impede que os alimentos envelheçam rapidamente e, ao mesmo tempo, conservar seu sabor e nutriente
Os conservantes são especialmente importantes para alimentos que apresentam alto risco de surgirem micróbios perigosos, como carne e laticínios. De acordo com o Instituto de Segurança Alimentar do Canadá, apesar dos benefícios dos conservantes, alguns deles podem ser perigosos para todos se ultrapassarem determinada quantidade.

Alguns conservantes podem despertar alergias, enquanto outros podem provocar câncer se consumido em grandes quantidades. Os nitratos, por exemplo, têm propriedades cancerígenas quando cozinhados em temperaturas muito altas.
Muitas pessoas se sentem preocupadas com os possíveis danos provocados por comida enlatada e pensam que elas podem conter conservantes em excesso.
Leia também:
- Quais são as 10 doenças mais perigosas do mundo?
- Quais as diferenças entre doença e síndrome?
- Quais são as doenças mais raras do mundo?
Mas um a lata por si só já é uma forma de preservar o alimento por mais tempo. Por isso, nem sempre, as comidas enlatadas precisam levar conservantes.

Um artigo publicado na revista Nutrients, em 2015, trouxe evidências de que os alimentos enlatados podem ser benéficos para a saúde das pessoas. Segundo a pesquisa, consumidores frequentes de alimentos armazenados em latas ingerem mais nutrientes de frutas, vegetais, proteínas e laticínios, bem como potássio, cálcio e fibra quando comparado a quem não tem costume de adquirir alimentos em latas.
O estudo coletou informações de quase 10 mil consumidores de comidas enlatadas dos Estados Unidos de uma base de dados referente a 2011 a 2013.
As comidas enlatadas oferecem a vantagem de facilitar o armazenamento a um preço baixo, enquanto conservam os nutrientes do alimento e expandem sua vida útil.
Se o recipiente do alimento conter qualquer dano, como amassados, rasgos ou estiver enferrujada, o alimento não deve ser consumido.