Gemini: IA do Google pode se tornar sua nova fonte de informação

Google e Associated Press vão ter parceria que cria um feed de notícias em tempo real para o chatbot
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 17/01/2025 06h32
gemini
Imagem: Koshiro K / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google está trabalhando com a Associated Press para criar um “feed de informações em tempo real” no Gemini, seu aplicativo de chatbot, com o objetivo de tornar a plataforma um centro único de informações e melhorar a utilidade dos resultados apresentados aos usuários.

Jaffer Zaidi, vice-presidente de parcerias globais de notícias do Google, afirmou que a intenção é oferecer dados atualizados de forma mais eficiente, especialmente para os usuários que buscam informações em tempo real.

No entanto, Zaidi não revelou quando o recurso estará disponível nem se será acessível em todas as regiões onde o Gemini opera.

Parcerias entre IA e jornalismo vão aumentando

  • Esta parceria faz parte de uma tendência mais ampla, na qual empresas de IA buscam colaborar com organizações de notícias para aprimorar a precisão de suas tecnologias e, ao mesmo tempo, garantir que os dados utilizados estejam devidamente licenciados.
  • Outras grandes empresas de IA, como a OpenAI, firmaram parcerias semelhantes com editoras renomadas, como Financial Times e News Corp., para melhorar a qualidade e a veracidade dos conteúdos gerados por seus modelos de inteligência artificial.
  • Esses acordos frequentemente incluem cláusulas de treinamento, permitindo que as empresas de IA treinem seus modelos com os arquivos das editoras.
openai ap
Parceria com a Associated Press visa melhorar a precisão e a utilidade dos resultados – Imagem: chrisdorney / Shutterstock.com

Leia mais:

Tais parcerias são vistas por algumas empresas de IA como um benefício para o jornalismo, embora também sirvam para proteger essas empresas de possíveis alegações de violação de direitos autorais.

No entanto, um estudo recente do Tow Center for Digital Journalism revelou que, apesar desses acordos, o ChatGPT, da OpenAI, ainda comete erros ao citar conteúdos de editoras com as quais tem parcerias.

Embora as melhorias nos produtos de IA nem sempre sejam evidentes, a crescente crise na indústria de notícias pode levar mais veículos a buscar acordos desse tipo para gerar receita adicional e proteger seus conteúdos.

Celular com logomarca do Gemini na tela na frente de fundo laranja com efeito degradê
Gemini é mais uma IA na tendência de colaborar com editoras para aprimorar suas tecnologias e garantir licenciamento de conteúdos (Imagem: JarTee/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: