Confira os destaques do Olhar Digital News desta sexta-feira (17):
Corrida dos smartphones: Apple e Samsung brigam pela liderança e Xiaomi cresce
Apple e Samsung são as duas maiores empresas de smartphones do mundo. A disputa entre elas foi tão intensa em 2024 que nem relatórios de consultorias chegaram em um acordo de quem vendeu mais. A Counterpoint apontou que a Samsung foi a líder, com 19% do mercado, seguida da Apple, com 18%. Já os relatórios da IDC e Canalys apontaram que a empresa do iPhone ficou um pouco na frente.
Mas tem um ponto que todas concordam: a Xiaomi vem logo atrás em participação no mercado. Além disso, depois de dois anos em queda, as vendas de smartphones aumentaram em 2024.
O Sol está prestes a inverter seu campo magnético
O Sol está prestes a passar por um evento significativo: a reversão de seu campo magnético. Este fenômeno ocorre a cada 11 anos e marca uma fase importante no ciclo solar. A inversão da polaridade indica que o Sol está no ponto médio entre o máximo solar, quando sua atividade atinge o auge, e o início da transição para o mínimo solar. O último evento de reversão ocorreu no final de 2013.
Lua pode ter tido anéis estilo Saturno, sugere pesquisa
Saturno chama muito a atenção na astronomia por causa dos belíssimos anéis. Mas uma pergunta intrigante para os cientistas é: por que nenhuma lua no nosso Sistema Solar tem anéis?
Um estudo recente sugere que as luas até poderiam ter anéis, se eles se formassem ao redor delas. Inclusive, elas conseguiriam manter anéis estáveis por até um milhão de anos – e a nossa Lua está entre as candidatas.
Toyota revela motor 2.0 ‘mais potente do mundo’
Uma novidade ousada foi revelada pela Toyota no Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão: um motor 2.0 turbo que promete chacoalhar o mundo, superando os 400 cavalos de potência. Ele foi apelidado de G20E e faz parte da divisão de esportes da montadora, a Gazoo Racing, que deve competir com outras marcas importantes do setor.
No evento, o motor foi apresentado em um Yaris, mas há expectativa que mais modelos possam recebê-lo no futuro.
Starship explode em seu primeiro voo de 2025
Starship, o maior foguete do mundo, decolou pela sétima vez nesta quinta-feira, inaugurando os testes de voo em 2025. Após a separação dos estágios, a nave continuou subindo, enquanto o propulsor SuperHeavy pousou com sucesso na torre de lançamento, sendo agarrado pelos braços mecânicos da estrutura.
No entanto, a SpaceX perdeu contato com a Starship cerca de 8 minutos e meio depois do início do voo. A empresa explicou no X que houve uma “desmontagem rápida não programada do foguete”, ou seja, uma explosão.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira em nossas redes sociais!