Conheça a “calculadora” japonesa pré-histórica: Doban-kun

Pesquisadores acreditam que essa tábua de argila com formato humano era usada como ferramenta de contagem
Por Samuel Amaral, editado por Lucas Soares 18/01/2025 06h00
Tábua de argila japonesa de nome Doban-kun utilizada para contagem
(Imagem: Jōmon Archives / Council for the World Heritage Jomon Prehistoric Sites)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O artefato Doban-kun, cujo nome significa “homem de argila plana”, foi encontrado perto dos Círculos de Pedra Oyu, monumentos construídos no Japão há mais de quatro mil anos. O objeto pesa 48 gramas e tem furos que, segundo cientistas, funcionavam para realizar contas.

A cultura a qual ele pertence é a do período Jomon, que durou de 14.000 a 300 a.C. no arquipélago japonês. Embora não houvesse agricultura em grande escala nesse momento, acredita-se que a população era na maioria sedentária e muito complexa. 

Círculos de Pedra Oyu
Círculos de Pedra Oyu. (imagem: Thirteen-fri / Wikimedia Commons)

Leia mais:

Eles detinham a capacidade de criar cerâmicas, joias, estátuas e ferramentas a partir de uma variedade de materiais naturais, como pedras, ossos e chifres. Além disso, construíam estruturas monumentais com rochas e casas feitas de junco, grama ou outro material vegetal semelhante.

Os Círculos de Pedra Oyu serviam como locais de rituais e cerimônias, além de serem um espaço para sepulturas subterrâneas. O monumento tem dois aros: um chamado de Manza e o outro de Nonakado.

Segundo o Oyu Stone Circle Center, a estrutura foi criada a partir de dezenas de rochas de rios por volta de 2.000 a.C. O local apresenta uma dupla de círculos maiores, provavelmente usados em rituais que ajudaram a fortalecer os laços sociais entre os assentamentos vizinhos, e vários círculos menores, feitos para marcar sepulturas. 

Boneco de argila japonês de costas
Doban-kun tem seis buracos no verso que simbolizam o número 6. (Imagem: Jōmon Archives / Council for the World Heritage Jomon Prehistoric Sites)

Como Doban-kun funciona?

Nas últimas décadas, pesquisadores encontraram diversas tábuas de argila durante escavações na área. Porém, Doban-kun é um objeto único. Cientistas acreditam se tratar de uma ferramenta de contagem.

O maior buraco, representando a boca da pessoa, é o número 1; os olhos são 2; o lado direito do peito é 3; o lado esquerdo é 4; e a linha vertical de círculos no centro do peito é 5. Os círculos na parte de trás da cabeça representam 6. 

Há também um buraco no centro inferior, este se conecta a abertura da boca por meio de um canal que passa pelo corpo de argila. Isso pode significar que Doban-kun é uma figura feminina, tendo o nome possível de Doban-chan, “mulher de argila plana”. O artefato tem uma aparência considerada fofa que, segundo o Ōyu Stone Circle Center, pode ter sido um estilo popular na época.

Samuel Amaral
Redator(a)

Samuel Amaral é jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP) e estagiário de Ciência e Espaço no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.