Usar tablets com Android pode ficar mais conveniente em um futuro próximo. O Google trabalha para solucionar uma das maiores fraquezas do sistema móvel: as funcionalidades de multitarefa.
O Google está desenvolvendo uma atualização do modo tela dividida para o Android 16 que permitirá a execução de até três aplicativos simultaneamente em tablets. Atualmente, o Android oferece suporte apenas para a execução de dois aplicativos na tela dividida.
Algumas marcas de dispositivos Android já implementaram funcionalidades que permitem uma experiência mais flexível.
- A Samsung, com sua interface One UI, já oferece a possibilidade de executar até três aplicativos na tela dividida;
- A Lenovo, por sua vez, conta com o “Modo PC”, que permite o uso de janelas flutuantes;
- A OnePlus apresenta o sistema Open Canvas, que suporta até três apps simultâneos e proporciona maior flexibilidade no gerenciamento das janelas.

Leia mais:
- Navegador Opera libera IA Aria sem necessidade de login
- 5 dicas para você recuperar os contatos excluídos do celular sem usar o Google
- 8 games de corrida para você jogar no seu celular Android e iOS
A nova função foi descoberta pelo Android Authority na segunda versão de prévia para desenvolvedores (DP2) do Android 16. O sistema desenvolvido pelo Google parece seguir uma abordagem semelhante à do Open Canvas da OnePlus, permitindo ao usuário reorganizar as janelas com facilidade.
Essa atualização, prevista para beneficiar especialmente o Pixel Tablet e outros tablets Android, ainda está em desenvolvimento sem previsão para a liberação para todos os usuários. Um programa beta está previsto para começar em breve, permitindo a mais usuários testar a funcionalidade antes de seu lançamento oficial.