Dicas e Tutoriais

ChatGPT, Gemini e Copilot: 8 tarefas que ficam mais fáceis quando usamos a inteligência artificial

O ChatGPT, Gemini e Copilot são grandes aliados para inúmeras tarefas do dia a dia. Além de criar e editar textos, os usuários podem fazer pesquisas na internet, estudar, buscar inspiração e até mesmo organizar as pendências da semana.

Mas não é só na vida pessoal que os chatbots ajudam. No trabalho, as IAs também verificam códigos e fazem análises de dados. A seguir, veja 8 tarefas que ficam mais fáceis quando usamos a inteligência artificial.

Leia mais:

(Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

Veja 8 tarefas que a IA pode tornar mais fácil para você no dia a dia

1. Criar e editar textos

Os chatbots são grandes aliados para produzir conteúdos. Além de criar textos originais, as ferramentas ajudam a revisar e a traduzir o que foi escrito pelo usuário ou até mesmo pela IA.

Esse recurso está disponível no ChatGPT, Gemini e Copilot. Em todos os casos, basta utilizar comandos, como “escreva um texto”, “revise o texto a seguir” e muito mais.

Em alguns casos, como no Gemini e Copilot, também é possível utilizá-los diretamente no Google Docs e no Word, respectivamente.

2. Pesquisa na internet

Também é possível fazer busca por informações diretamente pela IA para estudos, tarefas domésticas e muito mais. No Gemini, por exemplo, a plataforma faz pesquisas aprofundadas por informações na internet ao selecionar o modelo “1.5 Pro com Deep Research”.

O ChatGPT também ganhou uma ferramenta chamada ChatGPT Search para fazer buscas na internet.

Dessa forma, é possível ter acesso a informações de diversas fontes e até gerar um resumo do que foi encontrado para ajudar na organização de ideias. 

(Imagem: mundissima/Shutterstock)

3. Estudo

Os estudantes ainda conseguem usar os chatbots para auxiliá-los no estudo cotidiano. É o caso de buscas por informações acadêmicas para tirar dúvidas ou até mesmo complementar ideias para uma pesquisa, por exemplo.

Os chatbots ainda ajudam a tirar dúvidas, ao utilizar comandos como “Quando foi a Proclamação da República?”, “Qual é o valor de Pi?”, e muito mais. Veja algumas dicas de prompts para estudar:

4. Buscar inspiração

Precisa de uma ideia para decorar a casa, tirar uma foto ou montar um projeto no trabalho? O ChatGPT, Gemini e Copilot ajudam nesse tipo de tarefa. Para isso, basta usar prompts, como “me dê 5 ideias para pintar a sala de estar com tons claros”, por exemplo.

Essa opção está disponível tanto nas ferramentas da OpenAI, Google e Microsoft quanto de outras empresas, como no Claude.

(Imagem: gguy / Shutterstock.com)

5. Organizar tarefas

Especialmente no Ano Novo, as IAs auxiliam na organização de tarefas. Seja no ChatGPT, Gemini ou no Copilot, é possível solicitar ao chatbot listas de pendências do dia e montar um planner, por exemplo, de acordo com as instruções oferecidas no comando.

As plataformas ainda auxiliam no dia a dia na cozinha, com a opção para pedir receitas ou até mesmo cria um cardápio para a semana.

6. Programação

Desenvolvedores também podem aproveitar os chatbots para otimizar o dia a dia no trabalho. Além de gerar código com base nas instruções inseridas no comando, as plataformas ajudam a verificar se há erros no arquivo.

Outra alternativa é o uso do ChatGPT, Gemini e Copilot para gerar a documentação do projeto.

(Imagem: LariBat/Shutterstock)

7. Análise de dados

Por meio de prompts de comando, as ferramentas de IA auxiliam na análise de dados, seja para ações pessoais ou para a tomada de decisões estratégicas no trabalho.

O Copilot, por exemplo, é capaz de analisar os conjuntos de informações do Excel e até ajuda na visualização dos dados. Em seguida, esses resultados podem ser usados no próprio editor de planilhas e no Word ou PowerPoint.

Já o Gemini oferece um painel lateral no Planilhas do Google para fazer as análises de informações. 

8. Automação de tarefas

Em ferramentas mais avançadas, a IA também é uma aliada para realizar tarefas com automação, graças aos agentes autônomos. Com a tecnologia, os usuários conseguem definir um processo para ser feito pela plataforma, a fim de agilizar a escrita de e-mails, produção de relatórios e afins.

O Copilot, por exemplo, conta com uma série de recursos para oferecer a automação de processos. Contudo, as ferramentas só estão disponíveis neste momento para os planos corporativos da Microsoft.

Esta post foi modificado pela última vez em 18 de janeiro de 2025 12:11

Compartilhar
Publicado por
Erika Herdy