(Imagem: Criada por DALL-E/Gabriel Sérvio/Olhar Digital)
Uma nova pesquisa revelou que o Homo erectus, espécie ancestral da humanidade, conseguiu se adaptar e prosperar em condições desérticas na Tanzânia há cerca de 1 milhão de anos.
A descoberta desafia a ideia de que a capacidade de sobreviver em ambientes extremos seria exclusiva do Homo sapiens.
“Os dados sugerem que o Homo erectus possuía uma estratégia de ‘seleção flexível de habitats'”, afirmam os pesquisadores. A espécie se concentrava em áreas com rios e lagos temporários, utilizando ferramentas de pedra para caçar antílopes e outros animais adaptados à região.
Leia mais:
Essa descoberta muda a compreensão sobre a evolução humana e a capacidade de adaptação dos nossos ancestrais. O Homo erectus, e não o Homo sapiens, teria sido o pioneiro na conquista de ambientes desafiadores como os desertos, abrindo caminho para a posterior expansão da humanidade pelo planeta.
A publicada foi publicada na revista científica Communications Earth & Environment.
Esta post foi modificado pela última vez em 20 de janeiro de 2025 15:30