Enquanto TikTok vive incerteza, X e Bluesky anunciam feed de vídeos verticais

TikTok pode não continuar a operar nos EUA, e a corrida de outras plataformas para herdar seus usuários já começou
Leandro Costa Criscuolo20/01/2025 11h49
x bluesky
Imagem: Koshiro K/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ainda não sabemos qual deve ser o futuro do TikTok nos Estados Unidos, apesar da rede social ter voltado a funcionar no país, graças a intervenção de Donald Trump. Contudo, redes sociais concorrentes já começam a se movimentar para preencher o espaço que um possível banimento do aplicativo chinês pode deixar.

O Bluesky é uma dessas redes, e anunciou, no último domingo (19), a adição de um feed personalizado para vídeos verticais em seu aplicativo, com uma seção de vídeos em alta na guia Explorar. O feed pode ser fixado na tela inicial ou adicionado à lista de feeds personalizados.

A plataforma ainda reconheceu iniciativas de desenvolvedores que criam alternativas ao TikTok, como Tik.Blue e Skylight.Social, que estão em estágios iniciais de desenvolvimento. Com o cenário incerto em torno de plataformas como TikTok e outras da ByteDance, o Bluesky viu seu número de usuários ultrapassar 28 milhões.

Leia mais:

bluesky
Bluesky terá conteúdo de vídeos verticais, com feed semelhante ao do TikTok (Imagem: AliSpective/Shutterstock)

X, de Elon Musk, também terá feed para vídeos verticais

  • O X, antigo Twitter, que já oferecia uma forma de visualizar vídeos curtos ao rolar pela linha do tempo, agora terá uma seção dedicada exclusivamente a vídeos.
  • Conforme anunciado, a novidade vale para usuários nos EUA.
  • A nova funcionalidade inclui uma aba de vídeo na barra inferior do aplicativo, permitindo acesso rápido ao conteúdo de vídeo.

A empresa já havia tentado criar uma aba de mídia para vídeos, mas este é o primeiro anúncio oficial. O X tem investido mais em experiências de vídeo, incluindo o lançamento de um aplicativo de TV independente no ano passado.

Logo do X em formato de app em um celular
O X, que já havia dado passos na direção de se tornar uma rede social de vídeos, agora terá seção dedicada a conteúdos curtos e na vertical (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ícone tagsTags: