Trump tem plano para “salvar” TikTok nos EUA; entenda

Proposta do presidente dos EUA pode dar controle do TikTok ao governo americano, permitindo que a rede social siga funcionando no país
Leandro Costa Criscuolo20/01/2025 11h40
tiktok
Imagem: Camilo Concha/Shutterstock
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Em um comício de vitória, um dia antes de assumir a presidência, Donald Trump anunciou um plano para “salvar o TikTok” da proibição imposta por uma lei, propondo uma joint venture com os EUA, onde o governo teria 50% da empresa.

No entanto, o plano não parece atender aos requisitos legais necessários para evitar multas significativas, embora alguns provedores de serviços do TikTok, como Apple e Oracle, estejam confiando nas promessas de Trump, permitindo a continuidade do aplicativo.

Plano de Trump tem controvérsias

  • A proposta envolve o governo dos EUA sendo um “parceiro” no TikTok, o que levanta questões sobre a Primeira Emenda, já que qualquer moderação de conteúdo poderia ser vista como ação governamental, o que violaria a liberdade de expressão.
  • Trump argumenta que a joint venture não envolveria investimentos financeiros, apenas a aprovação necessária para a operação.
  • Trump também afirmou que seu apoio ao TikTok se baseia na contribuição do aplicativo para sua campanha, citando um funcionário chamado “TikTok Jack”.
Ao fundo, rosto de onald Trump desfocado; à frente, logo do TikTok em um smartphone
Trump é contra a proibição do TikTok nos EUA e trabalha em uma solução (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

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Embora seu objetivo inicial fosse forçar a venda do TikTok pela ByteDance para evitar riscos à segurança nacional, ele agora defende a continuidade da operação do app nos EUA, destacando a preservação de empregos e a proteção dos negócios do país contra a China.

O TikTok chegou a sair do ar nos Estados Unidos no final de semana, mas Trump emitiu uma ordem executiva para fazer a rede social voltar a operar enquanto ganha mais tempo para negociar com o governo local. Leia mais aqui.

À frente, um martelo de juiz segurado por uma mão; abaixo, uma mesa; atrás, desfocado, o logotipo do TikTok
TikTok chegou a sair do ar, mas ainda luta para se manter ativo nos Estados Unidos – Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.