Parceria entre Microsoft e OpenAI levanta preocupações antitruste

Relatório aponta que parcerias com startups de IA podem consolidar o poder das grandes empresas de tecnologia e prejudicar a inovação e o acesso a talentos
Leandro Costa Criscuolo20/01/2025 18h08, atualizada em 21/01/2025 21h11
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O investimento de US$ 13 bilhões da Microsoft na OpenAI gerou preocupações na Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC), sobre o risco de as grandes empresas de tecnologia dominarem o mercado de inteligência artificial (IA). As informações são da Bloomberg.

Em um relatório divulgado na sexta-feira, a FTC alertou que acordos como o da Microsoft com a OpenAI, além das parcerias de Amazon e Google com a Anthropic, podem levar as gigantes da tecnologia a adquirirem completamente startups de IA no futuro, restringindo a concorrência e consolidando o poder no setor.

Monopólio na mão de obra qualificada

  • A FTC também levantou a questão do impacto dessas parcerias no mercado de talentos, pois as grandes empresas podem monopolizar o acesso a engenheiros qualificados em IA.
  • Além disso, a agência expressou preocupação com práticas em que os investimentos das gigantes da nuvem em startups de IA resultam em um “gasto circular”, onde as empresas de IA acabam utilizando créditos para os serviços de nuvem dessas mesmas gigantes, beneficiando seus próprios negócios.
  • Isso pode criar uma dependência dessas empresas, dificultando a competição e desencorajando parcerias com múltiplas empresas de tecnologia.
Investimento alto da Microsoft da OpenAI estaria criando um cenário anticompetitivo – Imagem: Poetra.RH/Shutterstock

Leia mais:

O relatório mencionou que em alguns casos, as grandes empresas de tecnologia obtêm acesso a informações confidenciais das startups de IA, o que pode afetar a competição.

A FTC também está investigando se a OpenAI violou leis de proteção ao consumidor com o ChatGPT e abriu uma investigação antitruste mais ampla sobre a Microsoft. A agência ainda não definiu se tomará ações futuras baseadas nesses estudos.

Logos de OpenAI e Microsoft
Microsoft e OpenAI estão na mira da FTC, órgão regulador dos EUA (Imagem: JRdes/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.