A Microsoft está testando uma nova funcionalidade de pesquisa com tecnologia de IA no Windows 11, disponível para testadores no canal de desenvolvimento da empresa, chamado Insider.
O recurso, que utiliza indexação semântica, permite que os usuários pesquisem arquivos locais usando linguagem mais natural, sem necessidade de conexão à internet, graças aos chips NPU nos PCs Copilot Plus.
Atualmente, a pesquisa é limitada a arquivos em formatos de imagem e texto como JPEG, PNG, PDF, TXT e XLS. No futuro, a Microsoft alega que pretende adicionar o suporte à busca de documentos e fotos armazenados em provedores de armazenamento em nuvem, como o OneDrive.
Leia mais:
- Agora você pode conversar com o Copilot no WhatsApp; saiba como
- Como retirar o Copilot da barra de tarefas do Windows 11?
- Microsoft estaria forçando a barra com o Copilot, seu assistente de IA

Como a função deve ser implementada
- A pesquisa funciona apenas em arquivos localizados em áreas indexadas, que podem ser configuradas nas opções de privacidade do sistema.
- Em breve, a funcionalidade será expandida para incluir dados em nuvem, como os armazenados no OneDrive.
- A funcionalidade está sendo implementada para PCs Copilot+ com tecnologia Snapdragon, com suporte para dispositivos Intel e AMD em versões posteriores.
Além da nova pesquisa, a compilação também introduz ferramentas de escrita de IA no recurso “Click to Do”, que oferece opções de reescrita e correção gramatical ao selecionar texto. O recurso está disponível em vários idiomas, incluindo chinês, inglês, francês, alemão, japonês e espanhol.
A novidade seria mais um recurso de IA implementado através do Copilot no Windows. Nesta matéria, você confere outros recursos que podem ser úteis no seu dia-a-dia.
