O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adiou a suspensão do TikTok no país por, pelo menos, 75 dias. Enquanto a plataforma beira o abismo do banimento, outras redes sociais correm para lançar recursos e campanhas publicitárias que miram usuários e criadores de conteúdo preocupados com futuro incerto da rede social chinesa.
Não é de hoje que redes sociais “se inspiram” no design e recursos do TikTok na hora de matutar funcionalidades. A plataforma da ByteDance tomou conta do, digamos, cenário social digital ao longo dos últimos anos. E a reposta das concorrentes virou até palavra: “TikTokização“. Mas o imbróglio atual nos EUA acelerou ainda mais esse processo.
Resposta de redes sociais concorrentes ao possível banimento do TikTok
Se você já notava a “TikTokização” das redes sociais e demais plataformas (YouTube, por exemplo), deve ter percebido a aceleração do passo conforme o banimento do TikTok se aproximou – e até se concretizou, entre a noite de sábado (18) e tarde de domingo (19).

Caso não tenha reparado, aqui vão alguns exemplos:
- X (antigo Twitter): rede social de Elon Musk lançou, no domingo, uma aba para vídeos nos EUA, que agiliza acesso a um feed de vídeos curtos e verticais;
- Bluesky: lançou um feed personalizado para vídeos verticais também no domingo, além de informar que desenvolvedores trabalham em alternativas ao TikTok com mesmo protocolo descentralizado do Bluesky;
- Instagram: o CEO do Instagram, Adam Mosseri, apresentou o Edits no domingo, uma cópia do CapCut, aplicativo “irmão” do TikTok; e reorganizou seu aplicativo para ficar mais parecido com o TikTok, com posts retangulares nos perfis dos usuários, ao invés dos icônicos quadrados;
- Substack: lançou um recurso de vídeo ao vivo e apresentou o “TikTok Liberation Prize”, no valor de US$ 25 mil (R$ 151,5 mil) para recompensar creators e “inspirá-los a trazer seus seguidores para o Substack”, postou o cofundador Chris Best na rede social;
- LinkedIn: tem promovido vídeos curtos semelhantes aos do TikTok em seu feed nos últimos meses. Influenciadores disseram ao Business Insider que observaram um aumento recente no engajamento com vídeos curtos;
- Snapchat: lançou campanha publicitária na semana passada para lembrar os criadores de conteúdo sobre novos recursos e ferramentas de criação de vídeos, conforme apontado pelo site Adweek.

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A ver se os usuários realmente vão aderir à nova cara das redes sociais estadunidenses, inspiradas fortemente na chinesa, ou apenas continuar no RedNote, alternativa chinesa ao TikTok. Por ora, é comum ver memes como o exemplo abaixo nas redes sociais concorrentes da plataforma da ByteDance:
“just watch instagram reels instead of tiktok”
— duck (@ExtremeBlitz__) January 19, 2025
average instagram reel: pic.twitter.com/Y1Z4Aq194F
(Aparentemente, usuários estadunidenses não aderiram aos Reels do Instagram com tanto gosto quanto os brasileiros.)