Imagem: vk_st/Shutterstock
Uma nova tecnologia promete melhorar a vida de pacientes que perderam a mão ou os movimentos dela. Trata-se de uma mão biônica desenvolvida por cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
O dispositivo pode ser controlado através da mente e ainda conta com o toque artificial mais preciso já feito até hoje. O objetivo é restaurar tanto o controle do movimento quanto a sensação do toque em pessoas que perderam a função.
Leia mais
Durante os trabalhos, os cientistas da Universidade de Pittsburgh buscaram garantir que as sensações de toque fossem estáveis. Além disso, elas teriam que ser precisamente localizadas e fortes o suficiente para serem úteis para tarefas cotidianas.
Testes foram realizados e comprovaram a funcionalidade do dispositivo. Segundo o estudo, quando dois eletrodos próximos foram estimulados juntos, os participantes conseguiram medir a pressão na parte correta da mão.
Os pesquisadores ainda trabalharam para tornar o toque artificial ainda mais imersivo e intuitivo. Para isso, ativaram grupos de eletrodos para gerar sensações que poderiam permitir os usuários sentir os limites de um objeto ou o movimento de algo deslizando na pele.
Esta post foi modificado pela última vez em 22 de janeiro de 2025 13:20