Novo robô minhoca pode encontrar energia geotérmica no seu quintal

Com sensores inteligentes e capacidade de selar furos automaticamente, o robô opera de forma autônoma
Gabriel Sérvio22/01/2025 17h44
Novo robô minhoca pode encontrar energia geotérmica no seu quintal
Créditos da imagem: Borobotics
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A startup Borobotics desenvolveu uma solução inovadora para democratizar o acesso à energia geotérmica: um robô perfurador autônomo, compacto e silencioso, capaz de escavar em qualquer lugar, de jardins a estacionamentos.

Saiba mais sobre a novidade.

Como é o robô capaz de encontrar energia geotérmica

  • Apelidado de “Grabowski”, o robô “minhoca” tem apenas 13,5 cm de largura e 2,8 metros de comprimento;
  • Ele alcança até 500 metros de profundidade, aproveitando o calor natural da Terra para alimentar bombas de calor geotérmicas;
  • As bombas de calor geotérmicas utilizam o calor do subsolo para aquecer ambientes no inverno e resfriá-los no verão, com consumo de energia significativamente menor que sistemas convencionais;
  • A União Europeia já incentiva a adoção dessa tecnologia como parte de seus objetivos de descarbonização;
  • Com sensores inteligentes e capacidade de selar furos automaticamente, o robô opera de forma autônoma e segura, conectando-se a uma simples tomada elétrica.
“Grabowski” torna a energia geotérmica mais acessível, eliminando a necessidade de grandes obras e equipamentos pesados. Créditos da imagem: Borobotics

Moritz Pill, cofundador da Borobotics, destaca o potencial da tecnologia: “A perfuração se tornará possível em propriedades onde seria impensável hoje” (Via: The Next Web). A empresa foca em explorar o calor em áreas superficiais, ideal para alimentar bombas de calor que oferecem alta eficiência energética.

Uma renderização 3D mostra um exemplo de plataforma de perfuração geotérmica da Borobotics. Créditos da imagem: Borobotics

Vale mencionar que a empresa acaba de receber € 1,38 milhões em financiamento e planeja testar “Grabowski” em condições reais ainda este ano. A Borobotics faz parte de um movimento crescente de startups que buscam inovar no setor de energia geotérmica.

Leia mais

A Agência Internacional de Energia prevê que a geotérmica poderá suprir 15% da demanda global de energia até 2050, impulsionada por avanços tecnológicos e investimentos em empresas como a Borobotics, que prometem tornar essa fonte de energia limpa mais acessível e eficiente.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Ícone tagsTags: