Por que está tão calor? Fenômeno faz as temperaturas dispararem no Sudeste

As temperaturas nos estados do Rio de Janeiro, Minais Gerais, Espírito Santo e São Paulo se aproximaram da marca dos 40ºC nos últimos dias
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 22/01/2025 11h50
Termômetro na rua marcando 39 graus Celsius num dia quente numa cidade
(Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os últimos dias têm sido marcados por muito calor no Sudeste do Brasil. Os termômetros nos estados do Rio de Janeiro, Minais Gerais, Espírito Santo e São Paulo se aproximaram da marca dos 40ºC. Os meteorologistas explicam que uma série de fatores estão por trás deste cenário.

Em primeiro lugar, a região tem sido afetada por um fenômeno climático chamado de “calor adiabático” (ou aquecimento adiabático). Além disso, a ausência de ventos frios de origem polar e o céu limpo e ensolarado acabam aumentando as temperaturas.

O que é o “calor adiabático”

De acordo com a Climatempo, o “calor adiabático” é um fenômeno natural que ocorre em regiões com presença de montanhas. Ele pode ocorrer em qualquer época do ano, não ficando limitado ao verão, apesar de ser caracterizado pelo calor.

De modo geral, o aumento das temperaturas ocorre quando a direção dos ventos força a descida do ar montanha abaixo. No trajeto, o ar aquece cerca de 1 °C a cada 100 metros percorridos. Isso acontece porque há uma maior compressão conforme a massa de ar avança e “desce” a montanha, o que aumenta o movimento das moléculas de ar e faz com que a temperatura se eleve.

Ar que desce montanha aquece cerca de 1°C a cada 100 metros (Imagem: Climatempo)

Este cenário é típico do litoral de São Paulo, onde o vento sopra de noroeste. Entre a cidade de São Paulo e a Baixada Santista, por exemplo, são quase 800 metros de diferença de altitude. Se a temperatura na região da capital está em torno dos 30°C e o vento noroeste empurra o ar montanha abaixo, o resultado é um aquecimento no litoral e temperaturas chegando aos 38°C.

Leia mais

Representação artística de um dia de calor extremo (Imagem: Quality Stock Arts/Shutterstock)

Calorão deve ir embora até o final desta semana

  • Também de acordo com os meteorologistas, o Sudeste tem enfrentado uma onda de calor.
  • Ainda não há previsão de quando este calorão vai acabar.
  • No entanto, está prevista a chegada de uma frente fria até o final desta semana.
  • Ela deve trazer chuva e uma diminuição moderada nos termômetros.
  • A expectativa é que a máxima em São Paulo seja de 28 °C na sexta-feira (24).
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: