O que é o “olho de peixe” e qual sua relação com vírus HPV?

Olho de peixe é uma verruga provocada por alguns tipos de HPV e pode ser confundida com um calo no início, mas não é uma condição maligna
Por Ramana Rech, editado por Layse Ventura 22/01/2025 00h05
pe-areia-praia-relaxar-mao-unha-1920x1080
Imagem: Jan Romero/ Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O papiloma vírus humano (HPV) é responsável pelo surgimento de verrugas virais a partir do crescimento anormal das células da epiderme, camada mais superficial da pele. Se as verrugas causadas pelo HPV aparecerem na planta dos pés, são chamadas de verrugas plantares ou “olho de peixe”.

No caso dessas estruturas, o peso do corpo impede que elas cresçam para fora e acabam se formando internamente. A lesão pode causar incômodo estético e dor ao andar, especialmente, se a verruga estiver localizada na região abaixo dos dedos ou do calcanhar, onde sofre mais pressão.

No início, o olho de peixe pode ser confundido com um calo, mas a verruga provocada pelo HPV traz desconforto ao andar, bem como apresenta pontos escuros em seu interior, de acordo com artigo da Rede D’Or.

hpv
Imagem: Jarun Ontakrai/Shutterstock

Nem sempre a verruga requer um tratamento, principalmente, quando o paciente é criança ou adolescente. Em alguns casos, o olho de peixe desaparece sozinho. De qualquer forma, é importante procurar um médico, seja podólogo ou dermatologista. A lesão pode ser resolvida também por procedimentos, como raspagem, uso de laser ou mesmo cirurgia.

Apesar de alguns tipos de HPV serem responsáveis pelo desenvolvimento de câncer e outras doenças, o olho de peixe não é um tumor nem condição maligna. Mesmo assim, ele é altamente contagioso. Alguém pode pegar olho de peixe ao andar descalço em superfícies, como de piscinas, já infectadas pelo HPV. O vírus entra no pé por meio de pequenas lesões.

Leia também:

Mulher toma banho em uma piscina
Crédito: CC0 Domínio público/PxHere

Como prevenir o olho de peixe nos pés?

Existem algumas formas de evitar a contaminação do HPV que provoca o olho de peixe:

  • Evitar andar descalço;
  • Secar bem os pés;
  • Hidratar os pés (para evitar rachaduras por onde o vírus possa entrar);
  • Usar calçados confortáveis para prevenir lesões.

As informações presentes neste texto têm caráter informativo e não substituem a orientação de profissionais de saúde. Consulte um médico ou especialista para avaliar o seu caso.

Ramana Rech
Colaboração para o Olhar Digital

Ramana Rech é jornalista formada pela ECA-USP. Participou do Curso Estadão de Jornalismo Econômico e tem passagem pela Editora Globo e Rádio CNN.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.