Imagem: Rawpixel.com/Shutterstock
Um ditado popular muito usado costuma dizer que “a ignorância é uma benção”. Ou seja, é melhor não saber de certas coisas. Parece que, no que diz respeito as IAs, essa frase poderia ser aplicada.
Ao menos é o que diz uma pesquisa recente publicada no Journal of Marketing, que revela que as pessoas com menos conhecimento sobre IA são mais propensas a adotá-la, um fenômeno chamado “menor alfabetização-maior receptividade”.
Esse padrão é observado em diferentes grupos e países. Por exemplo, em uma análise de 27 países, as pessoas em nações com menor alfabetização em IA demonstraram maior abertura para usá-la.
Leia mais:
Curiosamente, essa receptividade não está relacionada à capacidade ou ética da IA, mas sim ao fascínio e à admiração que ela desperta nas pessoas com menos conhecimento.
Embora esses indivíduos possam ver a IA como menos capaz ou até preocupante, sua percepção de “mágica” os torna mais dispostos a usá-la.
Esses achados desafiam formuladores de políticas e educadores a considerar como aumentar a alfabetização em IA sem diminuir o entusiasmo das pessoas pela tecnologia.
O equilíbrio entre ajudar os usuários a entender a IA e manter seu fascínio é crucial para promover a adoção e maximizar os benefícios da tecnologia.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de janeiro de 2025 21:09