Trump anuncia ‘projetaço’ para data centers de IA com OpenAI e outras empresas

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma joint venture com a OpenAI, Oracle e SoftBank para construir rede de data centers para IA
Pedro Spadoni22/01/2025 08h58, atualizada em 22/01/2025 09h54
Montagem com fotos de Donald Trump, presidente dos EUA, e Sam Altman, CEO da OpenAI
(Imagem: Anna Moneymaker/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na terça-feira (21), uma joint venture entre OpenAI, Oracle e SoftBank para construir uma rede de data centers voltados para inteligência artificial (IA) no país.

Com expectativa de US$ 500 bilhões (aproximadamente R$ 3 trilhões) em investimentos ao longo dos próximos quatro anos, a parceria é “o maior projeto de infraestrutura de IA da história”, nas palavras do republicano.

Durante o anúncio na Casa Branca, Trump estava acompanhado por: Sam Altman (OpenAI), Larry Ellison (Oracle) e Masayoshi Son (SoftBank).

  • Para quem não sabe: Joint venture é uma parceria estratégica entre duas ou mais empresas que se unem para realizar um projeto específico ou atingir um objetivo em comum. Essa união pode envolver compartilhamento de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e de conhecimento, além da divisão de riscos e lucros.

Além da OpenAI, projeto de IA anunciado por Trump para os EUA envolve Arm, Microsoft e Nvidia

De acordo com um comunicado publicado pela empresa de Sam Altman, “Arm, Microsoft, Nvidia, Oracle e OpenAI” são os parceiros iniciais no projeto, com a construção dos data centers “atualmente em andamento”. O primeiro estado escolhido foi o Texas, enquanto avalia-se outros locais pelo país.

Logo da OpenAI em um smartphone
OpenAI faz parte de joint venture anunciada por Trump para construir data centers de IA nos EUA (Imagem: TY Lim/Shutterstock)

Além da construção de data centers, o projeto, chamado Stargate, visa levantar a infraestrutura de computação necessários para impulsionar o desenvolvimento da IA. E, segundo Trump, criar mais de 100 mil empregos “quase imediatamente”.

O presidente também indicou que usaria declarações de emergência para acelerar o andar do projeto. “Precisamos construir essas coisas”, disse Trump. Assista abaixo ao anúncio feio pelo presidente na Casa Branca (em inglês, claro):

Leia mais:

Dose de contexto

Em paralelo ao anúncio, a Microsoft anunciou uma atualização nos termos da sua parceria com a OpenAI. No comunicado, a empresa diz que os elementos principais do acordo permanecem inalterados até 2030. Eles cobrem seu “acesso à propriedade intelectual da OpenAI, acordos de compartilhamento de receita e exclusividade sobre as APIs”.

iPhone exibindo logomarca da OpenAI na tela colocado na frente de imagem da logomarca da Microsoft
Microsoft e OpenAI recalibram sua parceria enquanto Trump anuncia ‘projetaço’ para data centers de IA com startup envolvida (Imagem: Daniel Constante/Shutterstock)

O que mudou: a OpenAI fez um “novo e grande compromisso com o Azure, que continuará a apoiar todos os produtos da OpenAI, bem como o treinamento [de IA]”.

  • No entanto, o acordo exclusivo para nova capacidade mudou. Agora, a Microsoft tem o direito de preferência sobre a construção de nova capacidade pela OpenAI (entenda o que isso tudo quer dizer nesta matéria do Olhar Digital).

O anúncio também marca uma das primeiras grandes iniciativas empresariais de Trump desde seu retorno ao cargo. E ocorre num momento no qual os EUA buscam caminhos para garantir sua competitividade em relação à China no que diz respeito ao desenvolvimento de IA – uma das frentes da Guerra dos Chips.

Além disso, o anúncio do Stargate vem logo após Trump anular uma canetada do seu antecessor, Joe Biden, voltada para a regulação da IA no país. A ordem executiva assinada pelo democrata em 2023 abordava, principalmente, padrões de segurança no desenvolvimento da tecnologia.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.