Toyota é a montadora mais valiosa do mundo; Tesla perde valor

Estudo sobre marcas mais valiosas do mundo apontou as principais montadoras automotivas da atualidade
Leandro Costa Criscuolo23/01/2025 15h20
Toyota-1920x1080-1-1920x1080
(Imagem: Cobalt S-Elinoi / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Toyota manteve sua posição como a marca automotiva mais valiosa do mundo, com um valor de US$ 64,7 bilhões, um aumento de 23% em relação ao ano anterior, segundo um estudo da Brand Finance.

Em contraste, a Tesla sofreu uma queda de 26% em seu valor, recuando para a quarta colocação. A pesquisa, que avalia a marca com base em fatores como pesquisas de opinião e acordos de licenciamento, avaliou a Tesla em US$ 43 bilhões, atrás da Mercedes-Benz (US$ 53 bilhões) e da Toyota.

Lista completa das montadoras mais valiosas do mundo:

  1. Toyota (Japão)
  2. Mercedes-Benz (Alemanha)
  3. Hyundai Group (Coreia do Sul)
  4. Tesla (Estados Unidos)
  5. BMW (Alemanha)
  6. Porsche (Alemanha)
  7. Volkswagen (Alemanha)
  8. Honda (Japão)
  9. Ford (Estados Unidos)
  10. Audi (Alemanha)

A queda no valor da Tesla é atribuída a diversos fatores, incluindo uma linha de veículos mais antiga e a polarização causada pelas declarações do CEO Elon Musk, especialmente fora do setor automotivo.

A Tesla ainda mantém uma imagem favorável nos Estados Unidos, mas viu declínios significativos na Europa, onde foi superada por concorrentes como Mercedes e BYD em considerações de compra.

Tesla
Estudo avalia que a Tesla sofreu desvalorização em 2024 – Imagem: FPCreative Stock/Shutterstock

Leia mais:

A marca também registrou uma queda na sua pontuação de recomendação, especialmente fora dos EUA, mas manteve uma alta fidelidade nos consumidores norte-americanos.

De acordo com David Haigh, CEO da Brand Finance, a queda nas pontuações e no valor da marca indica que o “poder de atração da Tesla está enfraquecendo”.

Haigh sugere que a empresa corre o risco de não vender tantos produtos e a preços elevados como antes, a menos que lance novos produtos que empolguem os consumidores e mitigue o antagonismo gerado por seu líder.

silhueta de elon musk e logo da tesla
Declarações polêmicas de Elon Musk causam impacto no valor da Tesla (Imagem: kovop / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.