Local de origem do animal ainda é incerta (Imagem: chaiyapruek youprasert/Shutterstock)
Por milhões de anos, os dinossauros dominaram os ecossistemas terrestres, com gigantes herbívoros, como o Argentinossauro, predadores ferozes, como o Tiranossauro, e espécies peculiares, como o Terizinossauro, dono de garras que lembram as do icônico Freddy Krueger. No entanto, a origem desses animais – especificamente onde e quando eles surgiram – ainda é motivo de debate científico.
Segundo a Reuters (e republicado pelo UOL), pesquisadores propuseram nova e intrigante hipótese sobre o local de origem dos dinossauros.
Baseando-se em fósseis antigos, relações evolutivas e na configuração geográfica do supercontinente Pangeia no período Triássico, eles sugerem que os primeiros dinossauros podem ter habitado vasta área que abrange o atual deserto do Saara e a Amazônia, separada, hoje, por milhares de quilômetros e pelo oceano Atlântico devido à movimentação das placas tectônicas.
“Quando os dinossauros surgiram nos registros fósseis, todos os continentes estavam unidos em um supercontinente chamado Pangeia. Eles parecem ter se originado na porção sul, conhecida como Gonduana”, explicou Joel Heath, doutorando em Paleontologia pela University College London e pelo Museu de História Natural de Londres, além de autor principal do estudo publicado na Current Biology.
Segundo Heath, a pesquisa aponta para origem provável em áreas de baixa altitude da Gonduana, próximas ao Equador – regiões que, atualmente, correspondem ao norte da América do Sul e ao norte da África.
Leia mais:
Os fósseis mais antigos de dinossauros conhecidos datam de cerca de 230 milhões de anos atrás. Exemplares, como o Eoraptor e o Herrerassauro, encontrados na Argentina; o Saturnalia, do Brasil; e o Mbiressauro, do Zimbábue, são testemunhas dessa era.
Apesar de exibirem características típicas de dinossauros, esses fósseis apresentam diferenças que indicam que o grupo já havia passado por milhões de anos de evolução antes de deixar seu rastro no registro fóssil.
“Embora estudos anteriores tenham apontado o sul da América do Sul e o sul da África como possíveis áreas de origem dos dinossauros, com base nos fósseis já encontrados, acreditamos que lacunas no registro fóssil – especialmente em regiões, como o Saara e a Amazônia – podem guardar informações cruciais sobre onde esses animais viveram pela primeira vez”, destacou Heath.
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de janeiro de 2025 19:47