Concorrência! Site com nome da OpenAI leva à DeepSeek

Startup chinesa desbancou o ChatGPT e está ameaçando big techs de IA
Vitoria Lopes Gomez27/01/2025 17h55, atualizada em 28/01/2025 10h09
Ícones dos aplicativos do DeepSeek e do ChatGPT na tela inicial de um iPhone
(Imagem: Koshiro K/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A startup chinesa DeepSeek movimentou o mercado da tecnologia nesta segunda-feira. O sucesso da ferramenta de IA DeepSeek R1 provocou a queda nas ações de big techs como Nvidia e Microsoft, e já superou o ChatGPT (da OpenAI) como aplicativo mais bem avaliado na App Store dos Estados Unidos.

A rivalidade não para aí. O engenheiro de software Ananay Arora comprou o domínio “OGOpenAI.com” e o redirecionou para encaminhar usuários ao site da DeepSeek.

DeepSeek chamou atenção nesta semana e está competindo com ChatGPT (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

DeepSeek ganhou um novo atalho

Arora revelou ao site TechCrunch que comprou o domínio OGOpenAI por causa do CEO da Perplexity AI, Aravind Srinivas, que comparava o DeepSeek à OpenAI em seus dias iniciais, quando ainda era de código aberto.

O engenheiro de software afirmou que pensou que “seria divertido se o domínio levasse ao DeepSeek”. Ele revelou que pretende lucrar com a venda do site futuramente.

Para fazer o teste, basta digitar OGOpenAI.com na guia do seu navegador. O endereço é redirecionado para o site do DeepSeek.

Celular com logomarca do DeepSeek colocado na frente de computador com página inicial da plataforma de inteligência artificial aberta num navegador
Startup chinesa pausou temporariamente cadastros de novos usuários devido a ciberataques (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

O que é a DeepSeek

A DeepSeek chamou atenção nesta semana. Trata-se da startup chinesa responsável pelo DeepSeek R1, um modelo de IA de linguagem ampla e de código aberto. O Olhar Digital explicou tudo neste link. Saiba mais:

  • O DeepSeek-R1 foi projetado para lidar com tarefas complexas de raciocínio e tem apresentado resultados que vêm surpreendendo o mercado;
  • Além de provocar a queda nas ações de big techs, a ferramenta ultrapassou o ChatGPT como o aplicativo mais bem avaliado na App Store dos Estados Unidos;
  • Segundo analistas, a IA chinesa mostra que não é necessário usar chips avançados e caros para desenvolver tecnologia de ponta. Ou seja, as sanções dos Estados Unidos podem ser ineficazes;
  • O grande diferencial é o baixo custo da tecnologia, o que pode ameaçar a posição dominante dos principais players;
  • Para se ter uma ideia, o modelo chinês foi treinado ao custo de aproximadamente US$ 6 milhões, enquanto ferramentas como o Llama 3.1, da Meta, custaram mais de US$ 60 milhões para serem desenvolvidos;
  • A startup ainda adota um modelo parcialmente aberto, permitindo que pesquisadores acessem seus algoritmos. Isso democratiza o acesso à IA avançada e promove maior colaboração na comunidade global de pesquisa.
deepseek
Uma nova concorrente no mercado? (Imagem: Mojahid Mottakin / Shutterstock.com)

Leia mais:

IA está passando por ataques

A fama tem um preço. A DeepSeek informou que seu assistente de IA foi alvo de um ciberataque de grandes proporções nesta segunda-feira. Por isso, a empresa está limitando o cadastro de novos usuários temporariamente. Usuários já registrados podem continuar usando a IA normalmente.

Saiba mais aqui.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.