Android ganha um importante recurso de segurança

Funcionalidade exige autenticação biométrica para acessar ajustes importantes, tornando mais difícil o roubo de informações em caso de furto
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 27/01/2025 16h03, atualizada em 03/02/2025 17h27
Robozinho do Android
(Imagem: Primakov/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou recentemente o lançamento do recurso Identity Check no Android, que oferece uma camada extra de proteção para “configurações críticas de conta e dispositivo”, especialmente quando você não está em um local confiável.

Com o Identity Check ativado, será necessário fornecer “autenticação biométrica explícita” para acessar algumas configurações do seu telefone ou conta, como alterar seu PIN ou desativar a proteção contra roubo.

O recurso precisa ser ativado nas configurações e, para usá-lo, você deverá adicionar locais confiáveis onde a autenticação biométrica não será exigida.

Leia mais:

É preciso configurar o recurso no dispositivo, definindo lugares de confiança para dispensar a biometria – Imagem: Google

O Google destaca que essa proteção também se aplica à sua conta do Google ou Samsung, dificultando a alteração de senhas por alguém que tenha acesso físico ao seu dispositivo.

Dispositivos compatíveis com o recurso

  • O Identity Check está sendo lançado para dispositivos Pixel que rodam Android 15 e, nas próximas semanas, será disponibilizado para dispositivos Samsung Galaxy com One UI 7.
  • A implementação do recurso poderá coincidir com o lançamento do Galaxy S25, previsto para 7 de fevereiro.
  • Outros fabricantes de Android devem receber a funcionalidade ainda neste ano.

Além do Identity Check, o Google também revelou que seu recurso Theft Detection Lock, que usa IA para identificar quando o dispositivo foi roubado à força e bloquear a tela, já está totalmente disponível para dispositivos com Android 10 ou superior.

Ambas as funcionalidades são recomendadas para quem possui aparelhos compatíveis.

Imagem ilustrativa de como deixar seu celular Android mais seguro
Novas funções de segurança vão sendo disponibilizadas para dispositivos Android, visando oferecer maior proteção contra roubos aos usuários (Imagem: Alberto Garcia Guillen / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Ícone tagsTags: