Confira os destaques do Olhar Digital News desta segunda-feira (27):
Um gigante de gelo à deriva está colocando cientistas e ambientalistas em alerta. Com uma área duas vezes maior que a cidade de São Paulo, o iceberg A23a, está em rota de colisão com a remota ilha britânica da Geórgia do Sul, no Oceano Atlântico. E o impacto pode ser catastrófico para a vida selvagem local.
A água, elemento essencial para a vida como conhecemos, já estava presente nos primeiros milhões de anos do Universo após o Big Bang. Esta é a hipótese levantada por um novo estudo, que sugere que as primeiras estrelas do cosmos, ao explodirem em supernovas, podem ter lançado grandes quantidades de água no espaço.
A Samsung anunciou um corte drástico nos investimentos para a divisão de fabricação de chips, reduzindo o orçamento de 2025: de quase 7 bilhões de dólares para menos de 3 bilhões e meio de dólares. A decisão já era esperava e acontece devido à queda nas encomendas de clientes. Agora, analistas temem que a empresa fique para trás diante da concorrência acirrada no setor.
O Telescópio Espacial James Webb, da NASA, capturou imagens impressionantes de um fenômeno raro: o eco de luz infravermelha gerado pela explosão de uma estrela massiva há cerca de 350 anos. A onda de choque da explosão, que rasgou a estrela, emitiu um pulso intenso de raios-X e ultravioleta. Esse pulso viajou pelo espaço e, ao atingir nuvens de poeira e gás interestelar, iluminou e aqueceu o material, fazendo-o brilhar em infravermelho, impossível de ser visto pelos olhos humanos.
As ações de grandes empresas de tecnologia, como Nvidia, Microsoft e Meta, registraram quedas significativas. O motivo? O sucesso do DeepSeek R1, um modelo de inteligência artificial chinês.
A ferramenta é focada na resolução de tarefas complexas de raciocínio e está se saindo muito bem nisso, superando o ChatGPT entre os apps mais bem avaliados na App Store dos Estados Unidos. O principal diferencial é o baixo custo da tecnologia, que pode ameaçar o domínio das big techs.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira em nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de janeiro de 2025 21:05