Degelo revela floresta milenar sob montanhas nos EUA

Floresta teria existido há mais de 5 mil anos e suas árvores acabaram sendo preservadas pelo gelo até hoje
Alessandro Di Lorenzo28/01/2025 05h10
floresta-gelo-1-1920x1080.png
Imagem: Daniel Stahle/Universidade Estadual de Montana
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O planalto Beartooth, localizado nas Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos, fica a uma altitude de mais de 3 mil metros e abriga uma paisagem árida semelhante a uma tundra. Mas no passado o que existia ali era uma enorme floresta.

A vegetação foi preservada congelada por milhares de anos. No entanto, o derretimento do gelo causado pelo aquecimento do nosso planeta revelou a presença deste rico ecossistema antigo na região.

Uma série de fenômenos ajudou a preservar a floresta

  • Segundo pesquisadores, a floresta era composta de pinheiros de casca branca (Pinus albicaulis).
  • Há cerca de 5.500 anos, no entanto, a vegetação foi rapidamente coberta por gelo em razão da diminuição das temperaturas.
  • Logo após a morte das árvores, em razão do frio, uma série de erupções vulcânicas liberou cinzas e outros materiais na atmosfera, o que levou a um resfriamento adicional.
  • Esse processo foi abrupto o suficiente para preservar a antiga floresta até hoje.
  • As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista PNAS.
Planalto Beartooth está descongelando e revelando segredos do passado (Imagem: Joe McConnell/Instituto de Pesquisa do Deserto)

Leia mais

Região já era habitada por humanos

Segundo a equipe responsável pela descoberta, esta antiga floresta de pinheiros de casca branca prosperou por séculos em altitudes muito mais altas do que as mesmas espécies de árvores que podem ser encontradas na região atualmente. Isso foi possível porque o clima global passou por um período de aquecimento entre o final da última era glacial, cerca de 10 mil anos atrás, e a época em que as árvores morreram, há mais de 5 mil anos.

Os cientistas explicam que ninguém tinha ideia de que esses pedaços de gelo existiam há milhares de anos. No local, também foi localizado uma pequena construção feita de madeira, que indica a atividade humana na região.

Pasagem com floresta enevoada ao fundo
Degelo causado pelas mudanças climáticas revelou antiga floresta (Imagem: Roxana Bashyrova/Shutterstock)

Como o gelo preservou o ambiente antigo, a ideia agora é analisar a floresta e tentar entender mais sobre o passado do nosso planeta. De qualquer forma, os pesquisadores já sabem que a Terra era muito diferente do que é hoje.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.