Microsoft quer comprar o TikTok, revela Trump

Presidente dos EUA afirmou que a empresa está entre as que desejam a aquisição da rede social, sem revelar as outras empresas interessadas
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 28/01/2025 19h51, atualizada em 28/01/2025 20h12
Fachada da Microsoft
(Imagem: LCV / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O presidente dos EUA, Donald Trump, revelou para jornalistas nesta semana que a Microsoft está entre as empresas interessadas em adquirir o TikTok, buscando auxiliar o popular aplicativo a evitar uma possível proibição nos EUA.

Ao ser questionado se a Microsoft era uma das empresas com interesse na aquisição do TikTok, o que manteria a rede social ativa nos Estados Unidos, o presidente do país simplesmente respondeu: “Eu diria que sim”.

O governo dos EUA exige que a ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok, venda o aplicativo para que ele continue operando no país. Trump mencionou que outras empresas também demonstraram interesse, mas não forneceu detalhes adicionais.

Leia mais

tiktok eua
TikTok precisará ser vendido para continuar operando nos Estados Unidos – Imagem: LanKS/Shutterstock

TikTok tem prazo para se vendido

  • A Microsoft, que já havia tentado adquirir o TikTok no passado, não comentou sobre o assunto, segundo o Euro News.
  • Trump havia estendido o prazo para que o TikTok encontrasse um novo comprador até abril de 2025 e destacou a necessidade de garantir que os EUA tenham uma participação significativa na empresa.
  • Além disso, a proposta de uma nova fusão com a startup Perplexity AI foi discutida, oferecendo ao governo dos EUA até 50% de participação.

O TikTok, com mais de 170 milhões de usuários nos EUA, enfrentou críticas de legisladores e autoridades por preocupações de segurança nacional, especialmente por ser controlado por uma empresa chinesa. No entanto, após a assinatura de uma lei bipartidária sobre o aplicativo, a ByteDance tem se mostrado resistente à venda.

Trump já foi a favor do banimento do TikTok, mas mudou de postura e agora trabalha para que a rede social seja vendida e permaneça operando nos EUA. O presidente chegou a afirmar que o acordo sobre um comprador deve ser definido nos próximos 30 dias. Leia mais aqui.

Ao fundo, meio desfocado, rosto de Donald Trump com a boca aberta; à frente, logo do TikTok em um smartphone
Trump trabalha para manter TikTok nos EUA, com participação do país e comprador americano (Imagem: miss.cabul//Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.