Com Trump, Volkswagen pode fabricar Porsche e Audi nos EUA

Uma das estratégias seria ampliar a capacidade da fábrica no Tennessee, onde a marca já produz o SUV elétrico ID.4
Bruna Barone30/01/2025 12h44
Captura-de-tela-2025-01-30-113640-1920x972.png
Fábrica no Tennessee pode ser ampliada para fabricar outros modelos (Imagem: VW/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Volkswagen estuda a possibilidade de transferir a fabricação de Porsches e Audis EVs para os Estados Unidos após o presidente Donald Trump ameaçar impor uma tarifa de 25% sobre produtos da Europa, México e Canadá. A informação é do jornal alemão Handelsblatt

Fontes consultadas pela reportagem disseram que a montadora pretende construir novos polos de produção para as marcas de luxo. Atualmente, o Audi Q5 é fabricado no México, enquanto os modelos Porsche EV são produzidos na Europa.

Uma das estratégias seria ampliar a capacidade da fábrica em Chattanooga, Tennessee, onde a Volkswagen já produz o SUV elétrico ID.4. Outra opção seria aproveitar a futura fábrica na Carolina do Sul, projetada para a linha Scout, que tem lançamento previsto para 2027.

SUV elétrico ID.4 é o único modelo elétrico da marca VW nos EUA (Imagem: VW/Divulgação)

Ainda segundo o relatório, a Porsche vai estreitar a parceria com a Audi para produzir SUVs elétricos maiores nos EUA, como o Cayenne EV ou o “K1”. As novas unidades vão marcar a estreia da plataforma SSP (Scalable Systems Platform) da montadora, substituindo a atual MEB (modular electric-drive toolkit).

Leia Mais:

E como estão os números da VW?

O Grupo VW, incluindo Audi e Porsche, tem perdido espaço no mercado de veículos elétricos. No ano passado, foram entregues 744.800 EVs, uma queda de 3,4% em relação a 2023 (771.100). No mesmo período, a Volkswagen como um todo vendeu nove milhões de unidades, uma retração de 2,3% em relação ao ano anterior.

Versão 2025 do elétrico Audi Q6 e-tron (Imagem: Audi/Divulgação)

Destaque para o crescimento de 8,3% na entrega de elétricos na China, onde a concorrência se estreitou com a BYD. Na Europa, a Volkswagen diz que “continua sendo de longe líder de mercado de BEV” com cerca de 21% de participação no mercado.

Já nos Estados Unidos, as vendas do único EV da marca, o ID.4, caíram 55% no ano passado devido a um recall e ao lançamento de um modelo atualizado. Foram pouco mais de 17.000 unidades comercializadas em 2024, contra quase 37.800 em 2023.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.