O que se sabe sobre acidente entre avião e helicóptero militar em Washington

No acidente, um avião de passageiros da American Airlines bateu num helicóptero militar durante voo em Washington DC
Pedro Spadoni30/01/2025 09h04, atualizada em 31/01/2025 08h14
Montagem com imagens de modelos de avião da American Airlines e helicóptero militar envolvidos em acidente em Washington
(Imagem: Wikimedia Commons)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um avião de passageiros da American Airlines bateu num helicóptero do Exército dos Estados Unidos durante voo em Washington DC (EUA) na noite de quarta-feira (29). As duas aeronaves caíram no Rio Potomac. Autoridades americanas confirmaram que não há sobreviventes.

Até o momento, equipes de resgate recuperaram 27 corpos do avião e um do helicóptero. Agora, a operação se concentra em encontrar corpos de outras vítimas em meio aos destroços. E as causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, comentou sobre o acidente. Para o republicano, a tragédia “parecia evitável”. Além disso, o republicano questionou por que o helicóptero não “subiu ou desceu”.

Acidente em Washington: Avião da American Airlines vinha do Kansas e helicóptero militar estava em voo de treinamento

A colisão ocorreu perto do Aeroporto Nacional Ronald Reagan por volta das 21h no horário local (23h no horário de Brasília). O voo 5342 da American Airlines transportava 64 pessoas (60 passageiros e quatro tripulantes) – entre as quais estavam campeões mundiais de patinação artística da Rússia e dos EUA. Já o helicóptero Black Hawk lavava três soldados. As informações são da CNN.

A aeronave de passageiros era um Bombardier CRJ700 e tinha partido de Wichita, no Kansas. O helicóptero era um Sikorsky H-60 que tinha decolado de Fort Belvoir, na Virgínia, segundo informações do Pentágono (via BBC).

Assista abaixo um vídeo do acidente, publicado no X (antigo Twitter):

O helicóptero militar estava num voo de treinamento quando o acidente ocorreu, segundo o chefe de mídia da Joint Task Force-National Capital Region, unidade que faz parte do Exército dos EUA, Heather Chairez, em entrevista à CBS News.

  • A aeronave pertencia à Companhia B, do 12º Batalhão de Aviação de Fort Belvoir.

O avião da American Airlines se despedaçou no acidente. E uma equipe de mergulho encontrou o que parece ser uma das caixas-pretas da aeronave. Já o helicóptero parece estar quase intacto, mas está de cabeça para baixo no rio, segundo porta-vozes.

“O desafio é o acesso. Há vento e pedaços de gelo [na água]”, disse o chefe dos Serviços de Incêndio e Emergência de Washington, John Donnelly, segundo a BBC. “É perigoso e difícil trabalhar.”

Leia mais:

Para você ter ideia: As temperaturas ficaram abaixo de zero durante a noite na área onde ocorreu o acidente, segundo o National Weather Service (NWS).

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) vai investigar o incidente, junto ao National Transportation Safety Board (NTSB).

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.