Ciência e Espaço

NASA se pronuncia sobre asteroide que pode atingir a Terra em 2032

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, uma rocha espacial do tamanho de um prédio de 18 andares foi descoberta em 27 de dezembro de 2024 em rota de colisão com a Terra. A partir dos dados coletados nas últimas observações, foi calculada uma probabilidade de cerca de 1% de que o asteroide – designado 2024 YR4 – possa atingir o planeta em 2032.

Na tarde de quarta-feira (29), a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), emitiram comunicados informando que estão monitorando o objeto.

“Atualmente, nenhum outro grande asteroide conhecido tem uma probabilidade de impacto acima de 1%”, diz a nota da agência estadunidense. “Novas observações podem resultar na reatribuição deste asteroide para 0 à medida que mais dados chegam”.

Órbita do asteroide 2024 YR4, que está em rota de colisão com a Terra. Créditos: JPL/NASA

A ESA alerta que, embora 2024 YR4 tenha quase 99% de chance de passar com segurança pela Terra em 22 de dezembro de 2032, “um possível impacto ainda não pode ser totalmente descartado”. Segundo as entidades, é muito cedo para determinar exatamente em que lugar do globo o asteroide pode cair. 

O que se sabe sobre o asteroide 2024 YR4

O asteroide 2024 YR4 foi descoberto em 27 de dezembro de 2024 pelo Sistema de Último Alerta para Impacto de Asteroides com a Terra (ATLAS, na sigla em inglês), em Río Hurtado, Chile. Logo após a descoberta, análises determinaram que ele tinha uma chance muito pequena de potencialmente impactar o planeta em 22 de dezembro de 2032. 

Estima-se que a rocha tenha entre 40 m e 100 m de largura. Um corpo desse tamanho cai na Terra em média a cada poucos milhares de anos, podendo causar danos graves a uma vasta área nos arredores do local de impacto.

Corredor de risco de impacto para o asteroide próximo da Terra 2024 YR4, para a possível colisão de 22 de dezembro de 2032. Crédito: Daniel Bamberger (Renerpho)/Wikimedia Commons

Leia mais:

Atualmente, 2024 YR4 está no topo da lista de risco de asteroides da ESA. Desde o início de janeiro, astrônomos têm realizado observações prioritárias de acompanhamento com telescópios em todo o mundo e usado os novos dados para melhorar a compreensão do tamanho e da trajetória do asteroide.

De acordo com o monitoramento da ESA, a probabilidade de que esse objeto possa impactar a Terra em 22 de dezembro de 2032 é de 1,2%, resultado consistente com estimativas independentes feitas pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), da NASA, e o italiano NEODyS (sigla para algo como “Site Dinâmico de Objetos Próximos à Terra”).

O asteroide 2024 YR4 está classificado no nível 3 na Escala de Risco de Impacto de Turim. Segundo o astrônomo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista do Olhar Digital, essa tabela classifica os NOEs baseada na probabilidade de colisão e no seu potencial destrutivo. 

Essa escala é dividida em níveis de 0 a 10, onde o nível 0 indica que o asteroide não oferece nenhum risco, que não existem chances significativas de impacto ou que o asteroide não é grande o suficiente para sobreviver à passagem pela atmosfera. O Nível 10 é atribuído a asteroides cuja colisão é certa e que tem potencial para causar destruição a nível global, podendo comprometer o futuro da humanidade. 

“O nível 3, que o 2024 YR4 alcançou esta semana, indica que o asteroide tem possibilidade de impacto superior a 1% e potencial para causar uma destruição localizada”, explica Zurita. “Se atingisse a Terra sobre uma cidade, por exemplo, poderia causar muitas mortes e sérios prejuízos para a infraestrutura urbana”. 

É importante lembrar que a probabilidade de impacto de um asteroide geralmente é maior no início e tende a cair rapidamente para zero após observações adicionais.

Esta post foi modificado pela última vez em 30 de janeiro de 2025 20:49

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Flavia Correia
carregando anúncio…