Um novo registro feito impressionante pelo Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), mostra uma abundante região de formação de estrelas no centro da Via Láctea.

Localizado no deserto do Atacama, no Chile, o VLT obteve uma imagem infravermelha de uma área da nossa galáxia chamada Sagitário C (Sgr C), que está localizada a cerca de 300 anos-luz do buraco negro supermassivo central Sagitário A*

Sobre Sagitário C:

• O centro da Via Láctea é a região de formação estelar mais prolífica de toda a galáxia;
  • A 300 anos-luz do buraco negro central Sagitário A*, fica a região conhecida como Sagitário C;
  •  Astrônomos conseguem ver apenas uma fração das estrelas jovens dessa área;
  • Evidências “fósseis” indicam que muito mais estrelas nasceram no passado recente do que as que se podem ver agora.
Imagem infravermelha de uma área daVia Láctea chamada Sagitário C (Sgr C), que abriga um prolífero berçário estelar. Crédito: ESO/F. Nogueras-Lara et al.

De acordo com um comunicado do ESO, Sgr C é o lar de centenas de milhares de estrelas, e um grande número delas pode ser visto na imagem recém-lançada.

O centro da Via Láctea é a região de formação estelar mais prolífica de toda a galáxia. No entanto, os astrônomos encontraram apenas uma fração das estrelas jovens que esperavam ver.

Observatório Europeu do Sul, em comunicado

Visão infravermelha do centro da Via Láctea

Acredita-se que ainda mais estrelas recém-nascidas estejam localizadas nessa região, que é um abundante berçário estelar. No entanto, nuvens de poeira e gás bloqueiam a luz das estrelas e obscurecem nossa visão, segundo o comunicado do ESO. “Há evidências ‘fósseis’ de que muito mais estrelas nasceram no passado recente do que as que realmente vemos”.

Isso porque olhar para o centro da galáxia não é uma tarefa fácil. Usando a câmera infravermelha HAWK-I do VLT, os astrônomos foram capazes de enxergar através dessas nuvens para ver a densa população estelar de Sgr C. Os dados do VLT revelaram uma composição química que sugere que esta região da Via Láctea é uma candidata promissora para hospedar estrelas recém-formadas.

De fato, um estudo recente, publicado em janeiro na revista Astronomy & Astrophysics, descobriu que Sgr C era muito mais rico em estrelas jovens do que outras áreas próximas ao centro galáctico. Isso ajudará os astrônomos a identificar novas regiões para procurar outras estrelas jovens obscurecidas.