Músicas passaram a ser menos complexas com o tempo? Estudo diz que sim

Pesquisadores aplicam ciência de rede para medir complexidade de canções, revelando tendência de simplificação ao longo do tempo
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 30/01/2025 05h00
Notas musicais em uma folha
Será que as canções de hoje em dia são mais "simples"?(Imagem: New Africa/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cientistas da Universidade Sapienza de Roma (Itália) e da Universidade de Pádua (Itália) utilizaram técnicas de ciência de rede para medir a complexidade musical e comparar diferentes gêneros ao longo do tempo, descobrindo que as músicas foram ficando menos complexas.

No estudo, publicado no servidor de pré-impressão arXiv, cada nota de uma peça musical foi tratada como um nó em uma rede, conectando-se a outros nós quando uma nota seguia diretamente a outra.

As conexões entre as notas foram reforçadas de acordo com a frequência com que uma nota transitava para outra, permitindo a criação de uma rede que refletia padrões musicais, como repetições de sequências de notas. A complexidade de uma peça aumentava conforme a diversidade e a complexidade dessas sequências.

Disco em uma vitrola
Pesquisa criou rede com notas de canções para avaliar sua complexidade (Imagem: TSViPhoto/Shutterstock)

Leia mais:

Músicas menos complexas?

  • O processo foi automatizado para analisar cerca de 20 mil canções de seis gêneros musicais diferentes, abrangendo quatro séculos;
  • A equipe conseguiu rastrear a complexidade da música ao longo do tempo e observar como os gêneros se desenvolveram;
  • A análise revelou que, como esperado, a música clássica era mais complexa do que a maioria das canções modernas, exceto o jazz, sendo ambas consideradas as duas mais diversificadas.

Além disso, a pesquisa indicou tendência geral de simplificação na música ao longo dos anos, até mesmo no jazz e na música clássica, embora os cientistas não conseguissem explicar exatamente por que isso acontecia.

Eles sugeriram que os avanços técnicos na composição, que possibilitaram maior participação de pessoas na criação musical, poderiam ser fator relevante.

música
Jazz e música clássica foram consideradas mais complexas que os demais gêneros, mas ainda sofreram com a tendência de simplificação (Imagem: PopTika/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: