Videochamada foi feita de área sem banda larga no País de Gales (Imagem: Reprodução/YouTube/Vodafone)
Pela primeira vez, uma videochamada foi feita em um smartphone 4G/5G em local sem sinal de celular por meio de satélite. O feito inédito foi anunciado pela Vodafone, uma das principais empresas de telecomunicações do mundo.
“É a única tecnologia de satélite desse tipo construída para oferecer experiência completa de banda larga móvel e abre caminho para a conectividade digital universal e o fechamento de lacunas de cobertura móvel”, diz o comunicado divulgado à imprensa.
A ligação foi feita em uma montanha de Ceredigion (País de Gales), onde nunca houve banda larga móvel antes. O Reino Unido tem 9% do território sem sinal de celular, de acordo com a agência Ofcom.
O teste foi realizado em parceria com a AST SpaceMobile, que pretende construir a primeira e única rede global de banda larga celular no Espaço para operar diretamente com dispositivos móveis padrão e não modificados.
Juntos, o serviço de satélite — que opera a partir da órbita baixa da Terra — e a rede terrestre “darão, à Europa, infraestrutura de comunicações para uso em qualquer local, incluindo montanhas ou no mar, além de aumentar a resiliência geral”.
Atualmente, iPhones e dispositivos Android oferecem serviços de emergência via satélite, mas por mensagens de texto. A grande novidade é que a conectividade da Vodafone permite ligações por vídeo.
A companhia de telecomunicações pretende introduzir, progressivamente, o serviço de banda larga via satélite direto para smartphone por toda a Europa no final deste ano e ao longo de 2026.
“Estamos trazendo aos clientes a melhor rede e conectando pessoas que nunca tiveram acesso a comunicações móveis antes. Isso ajudará a fechar a exclusão digital, apoiando pessoas de todos os cantos da Europa a manter contato com a família e amigos”, disse Margherita Della Valle, CEO da Vodafone.
Leia mais:
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de janeiro de 2025 01:58