Um detector de metais foi utilizado para localizar uma fechadura de ouro da era romana na região onde hoje fica a Alemanha. O objeto tem cerca de 1.600 anos e é considerado único pelo seu tamanho e características.
O artefato mede apenas 1,2 centímetros de diâmetro, o que chamou a atenção. Isso porque os exemplares de fechaduras romanas conhecidos são muito maiores e são feitos de peças de ferro ou bronze.
Motivo da criação desta fechadura única e minúscula é um mistério
- Uma análise feita a partir de tomografias computadorizadas revelou como funcionava o artefato.
- Dessa forma, foi possível determinar que tratava-se de uma versão em miniatura das fechaduras usadas nas províncias romanas durante os séculos III e IV.
- Estes objetos eram utilizados para proteger baús de madeira semelhantes às caixas de joias de hoje.
- O artefato evidencia a capacidade dos povos antigos e indica a força do comércio entre o norte da Alemanha e Roma.
- No entanto, os pesquisadores não conseguiram encontrar nenhum indício de por que essa fechadura única e minúscula foi criada.
- As informações são do Live Science.
Leia mais
- Moedas de ouro de imperador romano ‘misterioso’ são descobertas
- Arqueólogos encontram osso de pênis humano usado em ritual romano
- Este escudo foi usado por soldado romano em batalha histórica
Novas análises no artefato serão feitas
Tudo o que resta da fechadura em miniatura hoje é seu cilindro. Na antiguidade, no entanto, ela ainda contaria com uma corrente e uma chave, semelhante a um cadeado. Ao restaurar o objeto, os cientistas da Associação Regional Westphalia-Lippe (LWL) descobriram que o núcleo dentro do cilindro era feito de ferro.

Os pesquisadores, então, usaram tomografia computadorizada 3D, usando nêutrons em vez de raios-X, para entender mais sobre o mecanismo antigo. Eles descobriram que o funcionamento interno da fechadura incluía uma mola, trilho-guia, parafuso, placa de base e pino.
Apesar dos danos, foi possível criar uma réplica da fechadura em latão e aço. O objeto passará por maiores análises para descobrir possíveis novos segredos da era romana. Um dos objetivos da equipe é tentar entender como as elites das províncias da Alemanha interagiram com Roma no passado.