Sony dá péssima notícia para donos de PlayStation 4 – veja

Empresa anunciou que, a partir de janeiro de 2026, vai fornecer apenas "ocasionalmente" jogos para a plataforma dentro da PS Plus.
Por Bob Furuya, editado por Lucas Soares 31/01/2025 14h50
shutterstock_216087928-1-1920x1080
Imagem: charnsitr/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem é assinante da PS Plus sabe que um dos momentos mais importantes do mês é o anúncio dos jogos gratuitos que você poderá resgatar no período. Sim, você precisa do serviço para jogar online, mas ter acesso a um catálogo ajuda bastante a melhorar a experiência.

Eu sou um desses assinantes e gostei bastante da reformulação feita pela Sony. A ponto de trocar meu pacote básico (Essential) pelo intermediário (Extra) – justamente para poder baixar games de um acervo maior.

Leia mais

Nos últimos meses, porém, eu senti uma queda na qualidade dos jogos disponíveis. Alguns deles eram bem bacanas, mas exclusivos para PlayStation 5. E o que era uma desconfiança passou agora a ser uma certeza.

A Sony anunciou nesta quarta-feira (29) que, a partir de janeiro de 2026, passará a incluir apenas “ocasionalmente” jogos de PS4 na PlayStation Plus.

De acordo com a empresa, os assinantes ainda terão acesso a qualquer um dos games de PS4 resgatados anteriormente. Nas palavras da própria Sony, o foco daqui em diante deverá ser “praticamente todo para o PS5”.

O fim de uma era no PS4?

  • O PS4 chegou em 2013 e é um dos consoles mais bem sucedidos da história.
  • Entendo que ciclos chegam ao fim, mas a notícia não deixa de ser traumática para os proprietários.
  • E é bastante gente, viu? Milhões de pessoas em todo o mundo ainda jogam nele – e eu estou entre elas.
  • A própria Sony informou em meados do ano passado que metade dos usuários ainda não havia migrado para a geração posterior.
  • É claro que os estúdios que desenvolvem jogos devem parar de fazer versões para o PS4 com o tempo.
  • Agora, eu vejo esse anúncio da PS Plus como um empurrãozinho para que o público faça a transição de uma vez.
  • O problema é que muita gente ainda não trocou o console por questões financeiras.
  • Aqui no Brasil, por exemplo, um PlayStation 5 não sai por menos de R$ 3 mil.
  • E você tem ainda o gasto com a PS Plus e os jogos em si estão cada vez mais caros.

Caminho natural

A Sony explicou que a decisão acompanha a migração dos jogadores para o PlayStation 5, que se tornou o foco principal da empresa.

Você pode alegar que o texto oficial conta com a palavra “ocasionalmente”. Na prática, porém, a tendência é de que a empresa somente disponibilize games da nova plataforma.

Agora, apesar de estar com uma dor no coração, é preciso admitir que a transição entre gerações é um processo natural na indústria.

No fim de 2022, por exemplo, a Microsoft também encerrou a distribuição de jogos do Xbox 360 para assinantes do programa Xbox Live Gold. A mesma coisa aconteceu com o Nintendo Wii e vai acontecer com a geração atual daqui uns 5 anos.

PlayStation Plus. Imagem: Sony/Divulgação
Anúncio sobre mudanças na PS Plus pegou donos de PS4 desprevenidos – Imagem: Sony/Divulgação

É a ordem natural do mercado – e o consumidor que se desdobre para acompanhar esse ritmo. Infelizmente…

As informações são do blog oficial do PlayStation.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.