TikTok recupera tráfego após período em baixa por proibição

Durante as horas em que o TikTok ficou fora do ar nos EUA, muitos usuários migraram para outras plataformas e diminuíram o alcance do app
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 03/02/2025 19h09
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Imagem: PixieMe/Shutterstock
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Após uma queda de 85% no tráfego devido a uma suspensão temporária nos Estados Unidos, o TikTok está se recuperando rapidamente e já se aproxima dos níveis de tráfego anteriores. As informações são da CNBC.

De acordo com dados do Cloudflare Radar, o tráfego DNS do aplicativo voltou a crescer e agora está cerca de 10% abaixo do nível original.

A interrupção ocorreu após uma decisão judicial nos EUA, que exigiu que o TikTok, de propriedade da ByteDance, fosse desinvestido ou enfrentaria uma possível proibição. No entanto, o aplicativo foi restaurado quando o presidente Donald Trump adiou a aplicação da proibição.

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Imagem para ilustrar tutorial acerca do TikTok
Proibição do TikTok tirou o aplicativo do ar por algumas horas em janeiro – Imagem: Primakov/Shutterstock.

Usuários e criadores migraram para outras plataformas

  • Embora o TikTok tenha ficado offline por cerca de 14 horas, muitos usuários e criadores mantiveram sua base no aplicativo.
  • Durante a suspensão, outras plataformas de vídeos curtos, como YouTube Shorts e Instagram Reels, viram um aumento no tráfego.
  • No entanto, muitos criadores usaram a interrupção como um sinal para expandir sua presença em outras plataformas.
  • Outros criadores, contudo, tiveram dificuldades para replicar seu sucesso no TikTok em outras redes, com uma queda significativa em seus seguidores e visualizações.

A incerteza sobre o futuro do TikTok nos EUA levou muitas marcas a revisarem seus acordos com criadores de conteúdo, adaptando-os para outras plataformas concorrentes.

A Meta, por exemplo, começou a oferecer incentivos para promover o Instagram em plataformas como o TikTok e o YouTube Shorts. Criadores como Michael DiCostanzo permanecem céticos quanto à proibição do TikTok, afirmando que as outras plataformas ainda não conseguiram oferecer o mesmo nível de comunidade que o TikTok.

Eles acreditam que, caso o aplicativo seja realmente fechado, as alternativas terão dificuldades para atrair a mesma base de usuários.

Na imagem, uma mão segura um celular cuja tela apresenta o logo do TikTok
TikTok ainda vive futuro incerto nos EUA, com potenciais compradores interessados na rede social – Imagem: 19 STUDIO/Shutterstock.
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

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