Apple registra nova queda em vendas na China

Tim Cook aponta erro na previsão de demanda e destaca novos subsídios fiscais como fator de recuperação da empresa
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 03/02/2025 19h37
Logo da Apple
Imagem: 360b/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple relatou uma queda de 11,1% nas vendas na China no trimestre fiscal encerrado em dezembro, marcando o pior desempenho desde o ano anterior e o sexto trimestre consecutivo de declínios na região, sua terceira maior em receita. As informações são da CNBC.

A preocupação dos analistas antes do anúncio era justamente a demanda fraca no país, com consumidores preferindo marcas locais como Huawei e Xiaomi em vez do iPhone.

Barreiras na China para implementar IA

  • Tim Cook, CEO da Apple, comentou que a China é “o mercado mais competitivo do mundo” e afirmou que a empresa enfrenta desafios não só pela concorrência, mas também por fatores internos, como a ausência da Apple Intelligence na região.
  • Cook destacou que o lançamento de recursos de inteligência artificial com o iPhone 16 teve um impacto positivo em mercados fora da China, mas a versão em chinês só será disponibilizada em abril.
  • Até lá, a empresa ainda busca um parceiro local para oferecer a IA, caso consiga aprovação regulatória.
tim cook
CEO da Apple admite dificuldades no mercado chinês, que conta com concorrência forte e ainda não recebeu as novidades de IA da empresa – Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock

Leia mais:

Cook também apontou que parte do declínio das vendas foi devido a um erro na previsão da demanda, o que gerou um excesso de estoque em canais de distribuição.

Além disso, Cook disse que a Apple se beneficiará de um novo programa de subsídios fiscais na China, lançado em janeiro, que inclui alguns de seus produtos, ajudando a reduzir os custos de dispositivos como iPhones, iPads e Macs.

apple intelligence
Apple planeja lançar sua IA em chinês até abril – Imagem: Koshiro K/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.