Pirâmide secreta milenar é descoberta na América do Sul

A pirâmide tem cerca de 5 mil anos e teria sido erguida pela civilização Caral, contemporânea de povos como os mesopotâmicos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 04/02/2025 11h48, atualizada em 05/02/2025 20h59
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma descoberta fascinante foi realizada por pesquisadores no Peru. Uma equipe de arqueólogos localizou uma pirâmide de cerca de 5 mil anos no assentamento urbano de Chupacigarro, ao norte da cidade de Lima, capital peruana.

A estrutura antiga fica nas proximidades de Caral, um sítio arqueológico pré-hispânico que é considerado o berço da civilização mais antiga das Américas. A obra teria sido feita por uma civilização contemporânea de povos como os mesopotâmicos.

Pirâmide secreta estava encoberta pela vegetação

  • De acordo com as autoridades peruanas, a descoberta revela o alto grau de desenvolvimento do povo caral.
  • A pirâmide conta com, pelo menos, três plataformas sobrepostas.
  • A estrutura estava coberta por um pequeno conjunto de árvores secas e vegetação.
  • Também foram localizados muros com grandes pedras posicionadas verticalmente, além de uma escadaria central que permitia o acesso ao topo.
  • As informações foram divulgadas pelo Ministério da Cultura do Peru.
Escadaria central permitia o acesso ao topo da construção (Imagem: Zona Arqueológica Caral)

Leia mais

Estrutura fazia parte de um pequeno centro urbano antigo

O objetivo agora é realizar novas pesquisas para compreender o traçado urbano completo de Chupacigarro. Na mesma região, também foram encontradas 12 estruturas consideradas públicas ou cerimoniais, situadas no topo de pequenas colinas ao redor de um espaço central.

Estes edifícios variam em tamanho, orientação e características. De acordo com os pesquisadores, estas construções são indícios da existência de um pequeno centro urbano com vários edifícios públicos e seculares, abrangendo uma área de 385,9 mil metros quadrados.

Descoberta pode indicar presença de centro urbano antigo na mesma região (Imagem: Zona Arqueológica Caral)

Chupacigarro possivelmente era um local geográfico estratégico para antiga civilização. O assentamento fica próximo do vale inferior e do litoral, além de permitir o acesso à floresta ribeirinha, a nascentes, a pedreiras e a campos agrícolas.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: