Qual a melhor internet do Brasil? Confira

Neste ano, foram analisados 2.368 provedores de internet, que se mostraram relevantes em 3.595 municípios brasileiros
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 04/02/2025 14h35
brasil-1-1920x1080
Imagem: Anton Balazh/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os vencedores da sétima edição do Prêmio MelhorPlano.net acabam de ser revelados. A premiação aponta anualmente quais são os melhores provedores de internet no Brasil, apresentando um verdadeiro mapa da conexão no país.

Neste ano, foram analisados 2.368 provedores de internet, que se mostraram relevantes em 3.595 municípios brasileiros. A avaliação foi referente ao período de 31 de outubro de 2023 a 31 de outubro de 2024.

As principais categorias da premiação

  • O grande destaque da premiação foi a Vivo: conquistou as categorias de Maior Satisfação, Melhor Internet Móvel, Melhor Internet Gamer e Maior Estabilidade.
  • Já a Claro venceu nas categorias de Melhor Velocidade e Melhor Provedor.
  • Uma das novidades para este ano foi o quesito Melhor Provedor Inovador do Brasil.
  • Ela reconhece a operadora que investiu em aperfeiçoamento ou criação de processos inovadores no contexto de mercado em 2024.
  • A grande vencedora foi a Zaaz Telecom, de São Paulo, com um projeto que permite que usuários instalem a internet residencial de forma 100% autônoma, simples e rápida, eliminando o tempo de espera por uma equipe técnica.
Empresa foi o grande destaque do prêmio (Imagem: divulgação/Vivo)

Leia mais

Trabalho mapeou internet brasileira

Para a realização do prêmio, foram considerados 13.440.333 testes de velocidade de internet, o que inclui velocidades de download, upload e latência, além de 492.300 avaliações de satisfação registrados no Brasil por meio da plataforma do Minha Conexão.

Cada provedor deveria registrar pelo menos 30 testes de velocidade e ao menos 3% da amostra dos testes da região avaliada durante o período de análise. A nível nacional, no entanto, foram exigidos mais de 250 testes de velocidade e 3% da amostra de testes do Brasil.

Ilustração do Brasil com traços de acessos à internet
Premiação apresenta um verdadeiro mapa da conexão no país (Imagem: Reprodução/Gov.br)

Outro fator para que as operadoras concorrentes fossem consideradas elegíveis a nível nacional ou estadual era a exigência de uma representação de mercado (market share) maior do que 3% no Brasil ou na unidade federativa em que concorriam, de acordo com a Anatel.

A equipe do MelhorPlano.net gerou algoritmos para detectar comportamentos artificiais e eliminar possíveis tentativas de fraudes por parte de robôs. Em seguida, foi realizada uma auditoria manual para conferência do resultado em todas as regiões em cada uma das cinco categorias da premiação.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.