Snap revela IA que gera imagens a partir de texto para dispositivos móveis

Tecnologia promete melhorar a experiência no Snapchat, com maior eficiência e menores custos operacionais, impulsionando recursos de IA no aplicativo
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 05/02/2025 07h36
snapchat
Imagem: Ink Drop/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Snap apresentou um novo modelo de IA para criar imagens de alta resolução a partir de texto, projetado para dispositivos móveis, como o iPhone 16 Pro Max.

O modelo, que gera resultados em aproximadamente 1,4 segundos, é executado diretamente no dispositivo, sem depender de servidores, o que reduz os custos computacionais.

A empresa afirma que, com essa abordagem, poderá oferecer resultados visuais impressionantes e eficientes ao transferir representações ricas de modelos de difusão em larga escala para uma versão mais compacta e otimizada.

Leia mais:

snapchat
Modelo de IA executado diretamente no aplicativo gera imagens em menos de 2 segundos – Imagem: XanderSt / Shutterstock

Snapchat turbinado com IA própria

  • Nos próximos meses, essa tecnologia será incorporada ao Snapchat para aprimorar funcionalidades como Snaps de IA e fundos de Bitmoji com inteligência artificial.
  • Com a implementação do modelo interno, a Snap visa fornecer ferramentas de IA de alta qualidade, com menor custo operacional, enquanto continua a investir no desenvolvimento de IA e aprendizado de máquina.
  • A empresa, que anteriormente usava tecnologias de IA de terceiros, como OpenAI e Google, agora aposta em sua própria solução, um movimento alinhado com a tendência do setor de tecnologia, onde gigantes como a Meta também têm desenvolvido suas próprias ferramentas de IA.

O lançamento dessa novidade ocorre em um momento em que a Snap se prepara para divulgar seu relatório de lucros do quarto trimestre de 2024.

Outra novidade revelada pela empresa no final do ano passado foi a mudança em como os usuários ganham dinheiro na plataforma. Leia mais sobre isso aqui.

snapchat
Snap antes recorria ao uso de IA de outras empresas, mas agora desenvolveu um modelo próprio – Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Ícone tagsTags: