Companhia aérea do Japão demite pilotos por estarem bêbados

O caso aconteceu no final do ano passado e a Japan Airlines garante que os pilotos foram desligados antes de assumirem o comando do avião
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 06/02/2025 16h59
japan-airlines-1-1920x1080
Imagem: EQRoy/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um caso bastante inusitado aconteceu no Japão. A Japan Airlines anunciou nesta quarta-feira (5) a demissão de dois pilotos que se apresentaram bêbados para o trabalho. A empresa garante que eles foram desligados antes de assumirem o comando dos aviões.

As regras da companhia aérea estabelecem que tanto os responsáveis pelo voo quanto os demais membros da tripulação são proibidos de consumir qualquer tipo de bebida alcoólica. Isso vale até 12 horas antes do voo.

Pilotos tiveram a licença para voar suspensa

  • De acordo com reportagem do Japan Times, a infração teria sido cometida em dezembro de 2024.
  • Os pilotos trabalhariam em uma viagem de Melbourne, na Austrália, com destino a Tóquio, no Japão.
  • Em função da situação, o voo acabou atrasando três horas.
  • Essa demora foi causada pela recusa inicial dos funcionários de fazer o exame toxicológico, além da tentativa deles de disfarçar o estado de alcoolismo.
  • A dupla foi denunciada ao Ministério do Trabalho japonês e teve as licenças para voar suspensas por 7 meses.
  • Dois dos executivos mais graduados da Japan Airlines ainda tiveram os salários cortados em 30% por “falhas no gerenciamento da companhia”.
Companhia aérea demitiu os funcionários e denunciou situação para as autoridades japonesas (Imagem: viper-zero/Shutterstock)

Leia mais

Como funcionam as regras no Brasil

A proibição do consumo de álcool por pilotos e outros tripulantes de aviões não é uma exclusividade japonesa. Na verdade, todos os países do mundo, inclusiva o Brasil, adotam medidas semelhantes, o que faz com que o desfecho do caso fosse igual em qualquer lugar.

Por aqui, as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinam que “é vedado a qualquer pessoa atuar ou tentar atuar em atividades reguladas pela Anac enquanto estiver sob o efeito de álcool, fazendo uso de bebida alcoólica ou substância psicoativa”. A diferença é que, em território brasileiro, a proibição de consumo é de até 24 horas antes do voo.

Pilotos passam por rígido controle antes de voos (Imagem: Skycolors/Shutterstock)

A legislação ainda permite que agência peça a realização de exame toxicológico até duas horas após a pessoa ter atuado ou tentado atuar de forma irregular com o objetivo de detectar o nível de álcool no sangue. Além disso, existe o prazo legal de até 32 horas para descobrir se foi feito uso de substâncias psicoativas.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.